Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Decreto reconhece situação de emergência de Coivaras devido à estiagem

O reconhecimento vai garantir o acesso da Prefeitura às ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

04/01/2017 07:56

O Ministério da Integração Nacional publicou na edição de ontem (03) no Diá- rio Oficial da União, portaria reconhecendo a situação de emergência por conta da seca no município piauiense de Coivaras, distante 70 km ao Norte de Teresina. 

O reconhecimento vai garantir o acesso da Prefeitura da cidade às ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. O reconhecimento tem vigência de 180 dias. Além de Coivaras, outras cinco cidades de outros estados também tiveram a situação de emergência por conta da seca reconhecida. Já no Rio Grande do Sul, as cidades de Ibirapuitã e Tio Hugo foram contempladas em função de vendavais que atingiram a região. Itapicuru (BA) e Coração de Jesus (MG) sofrem com a estiagem e Itaobim sofre por causa de uma enxurrada. 

Cidade foi fortemente atingida pela seca e por queimadas em 2016

Além de Coivaras, outras 117 cidades do Piauí também estão em situação de emergência por causa da seca. Elas tiveram a situação reconhecida também pela Defesa Civil nacional em setembro do ano passado. 

Ao O DIA, o secretário de Defesa Civil do Piauí, Hélio Isaías, citou que a maioria das cidades piauienses terão seus decretos de emergência vencidos dia 12 de janeiro. No entanto, algumas delas vão continuar em emergência por causa da dificuldade de abastecimento de água. 

“No Piauí há cidades com problemas estruturais de abastecimento de água, que mesmo no período das chuvas precisam de auxílio para garantir o atendimento à população, devido aos baixos níveis de mananciais, como na região de São João do Piauí, Picos e São Raimundo Nonato”, citou Isaías. O secretário explicou ainda que a situação de Coivaras é diferente principalmente por conta das queimadas que atingiram a cidade e o pedido foi formulado pela própria prefeitura.

Por: João Magalhães
Mais sobre: