Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Decreto inclui cultura de terreiros no calendário oficial de Teresina

Intolerância religiosa causou o assassinato de quatro pais de santo em Teresina, desde 2011, revela pai de santo

20/06/2016 15:09

O evento Cultura Negra Estaiada na Ponte, que acontece anualmente durante as comemorações de aniversário de Teresina, foi incluído no calendário oficial do município através de um decreto assinado nesta segunda-feira (20) pelo prefeito Firmino Filho.

Fotos: Assis Fernandes/ODIA

A atividade marca a luta dos povos de terreiros por visibilidade e tolerância religiosa. Estima-se que existem mais de 500 terreiros de umbanda e/ou candomblé em Teresina, sendo aproximadamente 150 deles somente na zona Norte.

Segundo Pai Rondinele, fundador do movimento de terreiros do Piauí, a inclusão da Cultura Negra Estaiada na Ponte é o reconhecimento de uma luta que já dura mais de 20 anos. “É uma dívida com os povos de matriz africana, por tudo que já sofremos”, disse.

O pai de santo reafirma que a intolerância religiosa causou o assassinato de quatro pais de santo em Teresina, desde 2011. “Isso é o reflexo da forma como somos vistos, como demônios. Na verdade, o que fazemos é agregar. Somos a única religião que aceita a todos. Na comunidade, somos pastor, curador, doutor...”, afirma Pai Rondinele.

O projeto Cultura Negra na Ponte inclui um trabalho balizado no coletivismo, cooperação e autogestão desenvolvidos pelos grupos de terreiros. O evento busca revelar para a sociedade as ações de economia criativa e solidária desenvolvidas pelas entidades e o benefício social e cultural dessas iniciativas, que ainda sofrem com o preconceito e o desconhecimento pela maioria da população.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: