Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CVV lança curso para voluntários atuarem na prevenção ao suicídio

Entidade sem fins lucrativos oferece apoio emocional exclusivamente por meio de voluntários devidamente preparados. Em Teresina o CVV já presta atendimento há 31 anos.

12/01/2017 17:53

O suicídio é um problema que mata uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos podem ser prevenidos.

A iniciativa mais conhecida de prevenção do suicídio no Brasil é o CVV, uma entidade sem fins lucrativos com 54 anos de atuação gratuita e sigilosa, que oferece apoio emocional exclusivamente por meio de voluntários devidamente preparados. Em Teresina o CVV já presta atendimento há 31 anos.

O CVV nacional conta com cerca de 2.000 voluntários em todo o Brasil e especificamente 30 voluntários em Teresina, que prestam atendimento por telefone, chat, Skype, e-mail ou pessoalmente. “A prevenção do suicídio é a ponta final de nosso trabalho, pois oferecemos apoio emocional para pessoas em diferentes situações”, explica o voluntário. Carlos comenta que procuram a entidade pessoas sentindo-se solitárias, angustiadas, que precisam desabafar.

Engana-se quem vai ouvir conselhos de um voluntário do CVV. Eles são preparados e continuamente atualizados para se colocarem como um verdadeiro amigo que ouve sem julgar ou dar palpites. "Acreditamos que todos temos condições de superar nossas dificuldades e encontrar a melhor saída. O que precisamos em alguns momentos é do apoio sincero de alguém, de um ouvido que nos ouça atentamente e de forma acolhedora", complementa o voluntário.

A partir do dia 28 de janeiro o CVV Teresina irá iniciar um curso para novos voluntários. É um treinamento gratuito e para participar basta ter pelo menos 18 anos de idade, ter disponibilidade de quatro horas semanais para conseguir realizar plantões e disposição em ouvir as pessoas. Os interessados devem fazer sua inscrição pelo telefone 3222-0000, de 06 às 22 horas. O curso será ministrado em 04 finais de semana, aos sábados, das 14 às 18 hs, e aos domingos, de 08 às 12 hs.

Sobre o CVV

O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. O CVV Teresina é reconhecido também como de Utilidade Pública por Lei do Município de Teresina e por Lei do Estado do Piauí. O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e no Brasil são realizados mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal. Em Teresina especificamente são prestados cerca de 3.600 atendimentos por ano, pelo telefone 3222-0000.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: