Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CRM vê irregularidades e indica interdição ética de hospitais do Sul do PI

Caso a plenária do Conselho aprove o indicativo de interdição ética, médico nenhum poderá trabalhar no setor interditado, sob pena de responder processo ético profissional.

07/05/2015 18:16

O Conselho Regional de Medicina do Piauí está realizando uma série de vistorias em hospitais e outras unidades de saúde localizadas na região de Picos, no Sul do Estado.

De quarta-feira até o sábado (9), aproximadamente 15 cidades serão visitadas pela equipe de médicos, integrada pelo presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, pelo coordenador do Departamento de Fiscalização do Conselho, Paulo Matheus Nunes, e pelo presidente da Associação Piauiense de Medicina (Aspimed), Elisiário Cardoso.

Médicos realizam série de vistorias em hospitais da região Sul do Piauí (Fotos: Ascom)

De acordo com CRM, a situação encontrada na maioria dos municípios revela o caos em que se encontra a saúde no interior do Estado.

O órgão está realizando vistorias tanto em unidades de saúde municipais quanto estaduais.

Emmanuel Fontes afirma que praticamente nenhum hospital visitado até o momento possui estrutura suficiente para possibilitar a realização de procedimentos de urgência com o mínimo de segurança para o paciente. 

Os médicos observaram que nenhuma das cidades visitadas conta com os equipamentos mínimos para salvar um paciente em situação de emergência, o que inclui os equipamentos de ressuscitação cardiopulmonar, material de laboratório e, farmácia. “Nem o SAMU  tem ambulâncias com este suporte para transportar pacientes graves entre as unidades de saúde”, destacou.

Para Emmanuel Fontes, a situação mais grave foi observada no município de Santo Antônio de Lisboa. "Essa unidade foi classificada como hospital, mas, na realidade, ela não tem estrutura para funcionar sequer como unidade mista de saúde", destaca o presidente do CRM-PI.

Os conselheiros relatam que as internações não podem ocorrer em boa parte dos hospitais visitados, pois falta o acompanhamento do profissional médico, além de materiais e equipamentos básicos.

CRM-PI recomenda que unidade de saúde de Santo Antônio de Lisboa não seja mais classificada como hospital (Fotos: Ascom)

"Na maioria das unidades de saúde, há o indicativo de interdição ética pelo CRM-PI, devido à falta de material para os médicos trabalharem no setor de urgência. Caso a plenária do Conselho aprove o indicativo de interdição ética, médico nenhum poderá trabalhar no setor interditado, sob pena de responder processo ético profissional", alerta o Conselho Regional.

Até esta quinta-feira, os médicos realizaram vistorias nas cidades de Bocaina, Sussuapara, São João da Canabrava, São Luís do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Alegrete, Francisco Santos e Monsenhor Hipólito.

Nos hospitais e unidades de saúde os médicos encontraram cadeiras e macas quebradas, móveis enferrujados nas salas que seriam para atender urgências, materiais de uso hospitalar sucateados e aparelhos novos ainda encaixados, sem nenhum uso. 

Outro lado - Em entrevista a O DIA, o secretário de Saúde, Francisco Costa, informou que ainda não havia sido oficialmente informado sobre a denúncia do CRM. 

Ele disse também que o Conselho precisa listar quais unidades estaduais apresentaram irregularidades, e detalhar quais seriam esse problemas, para que a secretaria possa tomar as providências necessárias.

O gestor afirmou, ainda, que até esta sexta-feira (8) a Sesapi vai se posicionar a respeito do imbróglio.

Mais sobre: