Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Criança internada na UTI do HUT ganha festa de aniversário

Iohanda nasceu com uma síndrome rara conhecida como "œDandy Walker" e está internada no HUT desde dois meses de idade.

04/03/2015 17:21

Nesta quarta-feira, dia 4 de março, o dia amanheceu diferente para a moradora da UTI pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Iohanda Vitória Alves Barbosa. Os profissionais do hospital organizaram uma grande festa para comemorar seu aniversario de dois anos com direito a bolo, balões e uma mesa decorada digna de uma princesa.

Criança internada na UTI do HUT ganha festa de aniversário

O HUT tem atualmente sete moradores na UTI pediátrica. São síndromes graves sem prognóstico. “Nosso trabalho é manter a vida dessas crianças da melhor forma possível. Fazemos o que for preciso para dar conforto e minimizar o estresse de uma internação sem previsão de alta. Gastamos por mês uma média de 90 mil por criança”, explicou o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque.

Iohanda nasceu com uma síndrome rara conhecida como “Dandy Walker” e está internada no HUT desde dois meses de idade. "É uma síndrome que apresenta uma má formação cerebral e uma insuficiência respiratória necessitando de aparelhos 24 horas”, destacou o diretor.

Iolanda Marques, técnica de enfermagem da UTI pediátrica, acompanha Iohanda desde sua chegada ao HUT e já se considera uma segunda mãe para a criança. “Nos apegamos a todas as crianças, mas com Iohanda foi diferente. Foi amor a primeira vista. Organizamos essa festa para que ela sinta o quanto a amamos. Digo isso todos os dias pra ela e tenho certeza que ela entende e sente nosso carinho”, comentou Iolanda.

Foi um evento que mexeu com a rotina de todos os setores e estimulou a participação de todas as crianças internadas no hospital. Durante a festa Iohanda recebeu a visita de uma coleguinha mais que especial. Maria Rafaelle, de cinco anos, que também é moradora da UTI pediátrica e tem uma síndrome neuromuscular. Sua chegada chamou atenção de todos, pois entrou na festa vestida de princesa e pedalando um velocípede.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: