Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: Piauí zera fila de espera por leitos de UTI, mas ocupação continua acima de 90%

De acordo com dados divulgados pela Sesapi na noite da última segunda-feira (03), o Piauí possui 413 leitos de UTI ocupados e apenas 38 disponíveis.

05/05/2021 11:00

Após quase dois meses com pacientes esperando vagas em leitos para tratamento da covid-19, o Piauí conseguiu, nesta quarta-feira (05), zerar a fila de espera para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar da boa notícia, a taxa de ocupação de leitos para tratamento de pacientes graves com covid continua acima de 90% o estado. Por isso, é importante que a população continue praticando as medidas de proteção necessárias para evitar o contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social.


Leia também: Teresina: agendamento para vacinação de pessoas com comorbidades é suspenso 

Durante o pico da segunda onda de covid-19 no Piauí, a fila de espera chegou a atingir o número de 164 pessoas esperando por leitos de UTI e 80 aguardando vagas nos leitos de enfermaria, nos dias 28 e 24 de março, respectivamente. Nesta quarta-feira (06), apenas uma pessoa está aguardando a liberação de leito de enfermaria no estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

De acordo com a Fundação Municipal de Sáude (FMS), o cenário da rede hospitalar da Capital também é positivo. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, afirmou que, Teresina não possui fila para leitos de enfermaria covid há quase três semanas. Já os pacientes que necessitam de tratamento em UTI não esperam pela liberação de vagas há uma semana.

“Já estamos reorganizando a rede para que ela possa voltar ao normal ou quase ao normal. Para nós, é uma satisfação ver essa resolutividade tão grande na rede hospitalar de Teresina que foi dada pelos três entes, federal, estadual e municipal. Sairemos desse pico dessa onda muito mais fortalecidos e satisfeitos com o desempenho que foi dado por toda a equipe”, esclareceu.

Segundo ele, a previsão é de que, em até 45 dias, parte dos leitos destinados para a covid sejam desocupados e destinados para o atendimento de pacientes que necessitam de atendimento médico para outras doenças.

Ocupação de UTI continua acima de 90%

A redução da fila de espera por leitos não significa o relaxamento das medidas de proteção para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Apesar não haver pessoas aguardando pela liberação de leitos, vale destacar que a taxa de ocupação nas UTIs continua acima de 90% no estado.

De acordo com dados divulgados pela Sesapi na noite da última segunda-feira (03), o Piauí possui 413 leitos de UTI ocupados e apenas 38 disponíveis. Em relação aos leitos de enfermaria, atualmente a taxa de ocupação é de 62%, com 713 ocupados e 433 livres.

Mais sobre: