Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19 no Piauí: Máscaras de mergulho adaptadas podem ser usadas pacientes

Os equipamentos ajudam a evitar o invasivo procedimento de intubação, além de reduzir o risco de propagação do coronavírus pelo ar.

15/07/2020 12:33

Máscaras de mergulho adaptadas para tratamento de casos de Covid-19 poderão ser utilizadas em pacientes com dificuldade respiratória. Os equipamentos ajudam a evitar o invasivo procedimento de intubação, além de reduzir o risco de propagação do coronavírus pelo ar. Nesta quarta-feira, 15, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu 50 máscaras.


Leia também:

Coronavírus no Piauí: risco de contágio cai em quatro microrregiões 

Após incêndio na Ala Covid de hospital em Parnaíba, pacientes são transferidos 


As máscaras estarão disponíveis no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), hospitais de campanha e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como explica a gerente de fisioterapia do hospital, Danila Vieira.

“Esses dispositivos, utilizados em conjunto com outros recursos terapêuticos, contribuem para o tratamento respiratório de pacientes que apresentam quadros leves a moderados da Covid-19. Por serem bem acoplados no rosto do paciente, o escape de ar é mínimo, proporcionando o máximo de aproveitamento da terapia ventilatória e o mínimo de risco de contaminação do ambiente pelo coronavírus”, afirma.


Covid-19 no Piauí: Máscaras de mergulho adaptadas podem ser usadas pacientes. Foto: ASCOM/PMT

Ela ressalta que as máscaras de mergulho também serão usadas no momento de pós extubação, em que o tubo é retirado da traqueia, prevenindo complicações que podem resultar em nova intubação. “Cerca de 17% dos pacientes que já foram intubados apresentam complicações respiratórias e precisam novamente de intubação. Então, os novos dispositivos que conseguimos devem ajudar a diminuir essa taxa”.

O diretor geral do HUT, Rodrigo Martins, explica que esses equipamentos são seguros, eficazes e tem apresentado bons resultados em outras capitais brasileiras. “A nossa gerência de fisioterapia solicitou a doação das máscaras e o pedido foi prontamente atendido pelo projeto Motirõ, que reúne engenheiros e profissionais de saúde. É mais um recurso no enfrentamento contra o Coronavírus, sem custos, que também vai ajudar pacientes de outros hospitais da Prefeitura”.

Fonte: Ascom
Mais sobre: