Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corregedoria cassa titular de cartório por grilagem de terras

Corregedor Sebastião Ribeiro designou interina para o cartório.

05/02/2016 07:15

O corregedor-geral de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, cassou a oficial de registro público da comarca do município de Ribeiro Gonçalves, a 580 km de Teresina. A decisão de afastamento é consequência de um processo administrativo disciplinar, instaurado na corregedoria, para apurar denúncias de irregularidades relacionadas a grilagem de terras no Cerrado piauiense.

Sebastião Ribeiro Martins designou uma servidora do Tribunal de Justiça do Piauí para responder interinamente pelo cartório de registro de imóveis. Durante investigação no processo administrativo, foram apuradas possíveis desvios cometidos por Conceição de Maria Paixão Ribeiro, oficial de registros públicos. O processo foi conduzido pelo juiz José Airton Medeiros.

Segundo Sebastião Martins, foram detectadas "diversas irregularidades graves e inadmissíveis, caracterizando descontrole nos atos e livros sob sua responsabilidade, comprometendo a segurança jurídica e os princípios básicos do direito registral". Ele acrescenta ainda, que "verificou-se, por exemplo, a presença de registros e averbações completamente genéricos, sem mencionar nomes, áreas e causas dos contratos, além de movimentações realizadas em uma matrícula, multiplicando sobremaneira o montante de terras ao qual se referia no início".

No sul do Piauí, é comum graves denúncias relacionadas à pratica de grilagem de terras. A serventia de Ribeiro Gonçalves terá Laudijane Medeiros dos Santos Silva para responder como chefe interina do cartório, até que a vaga seja preenchida por concurso público. Pela norma legal em vigor, a servidora designada para a função deverá adotar todas as medidas necessárias à apuração da real situação da serventia, atentando para a regularidade de todos os livros sob sua responsabilidade, recolhimentos de emolumentos, impostos e demais obrigações decorrentes do exercício da atividade.


Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: