Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corregedoria apresenta Projeto para reduzir custas processuais

Corregedor Sebastião Ribeiro apresentou projeto ao TJ.

10/12/2015 07:32

O corregedor-geral de Justiça, Sebastião Ribeiro Martins, encaminhou ao Tribunal de Justiça um anteprojeto de Lei de Custas e Emolumentos que dentre outros objetivos, está o de diminuir as custas processuais no judiciário piauiense. Em alguns casos, a retração dos valores cobrados poderia chegar a mais de 50%. A atual legislação é de 2005.

Para Sebastião Ribeiro Martins, a criação de uma Comissão destinada a analisar a viabilidade de modificação da lei vai promover atualização e tornar a cobranças de custas mais ágil e democrática. “A Corregedoria cumpriu a tarefa de estudar as possibilidades de modernização e adequação da Lei de Custas à realidade da população piauiense. A partir de agora, cabe à Presidência levar a proposta ao Tribunal Pleno e, caso aprovada pelos demais desembargadores, enviá-la à Assembleia Legislativa”, explica Martins.

No Piauí, os valores arrecadados atualmente por custas processuais são repassados ao Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Piauí (Fermojupi). Os recursos são destinados a investimentos em estrutura física e aquisição de tecnologia para o órgão, não podendo servir para pagamento de pessoal.

Entre as principais mudanças propostas no anteprojeto de Lei estão redução das custas processuais; reunião das hipóteses de isenção de custas judiciais e a possibilidade de diferimento de seu pagamento; criação da Tabela de Faixas para recursos e ações originárias no Tribunal, que segue orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); além de alteração da Taxa Judiciária em relação ao fato gerador e aos processos consensuais.

Foto: Jailson Soares/ODIA
Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: