Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corredores exclusivos para ônibus vão modificar trânsito na capital

Corredor Exclusivo Segredado II liga a Avenida Miguel Rosa à Rua Irmã Alzira Carvalho

02/02/2016 07:28

Os motoristas teresinenses devem ficar atentos às modificações que vão acontecer no trânsito da Capital nos próximos meses. Como parte do novo de sistema de transporte público, serão construídos corredores exclusivos para a circulação de ônibus. A construção dos dois primeiros corredores é orçada em cerca de R$ 11 milhões e as obras são realizadas pela Prefeitura de Teresina, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Corredor Exclusivo Segredado I vai ligar as avenidas Henry Wall de Carvalho, Barão de Gurgueia e Joaquim Ribeiro. A nova faixa inicia no terminal de integração do Parque Piauí, na zona Sul da cidade. Já o Corredor Exclusivo Segredado II liga a Miguel Rosa à Rua Irmã Alzira Carvalho, no bairro Promorar, também na zona Sul.

Os corredores exclusivos estão sendo implantados nas faixas que ficam ao lado do canteiro central das avenidas. Com isso, os retornos ainda existentes serão fechados e todos os cruzamentos vão receber semáforos. As paradas de ônibus também vão mudar de local nas vias que receberão os corredores, passando a ser instaladas no canteiro central.

“O princípio de um corredor é uma via exclusiva para ônibus, que não sofra nenhuma interferência. Para que isso aconteça, nesses locais não vai mais haver retorno e apenas os principais cruzamentos devem continuar existindo, com semáforos”, explica a diretora de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Cíntia Machado.

A implantação dos corredores exclusivos é uma tentativa de reduzir o tempo das viagens dos ônibus que fazem o transporte coletivo em Teresina. De acordo com Cíntia Machado, a mudança deve resultar no aumento da frequência dos ônibus, melhorando os serviços prestados à população.

“A ideia do corredor é priorizar o transporte público e diminuir o tempo de viagem. Isso vai causar um grande impacto na mobilidade urbana da cidade, além de agilizar o atendimento aos usuários do sistema”, comenta Cíntia Machado.

Os dois primeiros corredores exclusivos segregados devem ficar prontos no segundo semestre deste ano. Até lá, a Strans pretende realizar ações educativas para alertar os motoristas da Capital sobre as mudanças que vão acontecer no trânsito da cidade.

“A população já está ciente que essas vias vão sofrer alterações e que a prioridade é para o transporte público. O usuário do carro tem muito mais mobilidade do que o usuário do transporte público, pois o ônibus não pode fugir do seu itinerário. Com a implantação do corredor exclusivo, o serviço de transporte coletivo tende a melhorar significativamente”, pontua.

Além dos corredores exclusivos da zona Sul, mais cinco corredores com o mesmo modelo devem ser construídos em diferentes regiões da cidade, são eles: Corredor da Avenida Gil Martins, que irá ligar a Avenida Maranhão ao terminal do Itararé; Corredor Leste, que compreende as Avenidas Presidente Kennedy, João XXIII e Frei Serafim; Corredor e faixas Norte II, na Avenida Duque de Caxias e Ruas Magalhães Filho e Anísio de Abreu; e o Corredor Sul III, na Avenida Maranhão.


Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: