Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corpo de Bombeiros inicia vistorias nos prédios do Centro Administrativo

Além destes, os bombeiros e a Defesa Civil irão fazer avaliações em diversas edificações, como a sede da Eletrobrás e da Polícia Militar

03/01/2017 12:29

O comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Carlos Frederico, disse que a população do Piauí pode ficar tranquila com relação ao tremor de terra. Segundo o coronel, o momento mais crítico já passou. O Corpo de Bombeiros trabalha agora, juntamente com os técnicos da Defesa Civil, realizando vistorias em todos os prédios públicos do Centro Administrativo de Teresina. "No centro, iremos vistoriar o sede da Defesa Civil, da Policia Militar, da Semar, Eletrobrás. A verdade é que não temos hora para acabar esse trabalho", disse.

Fotos: Assis Fernandes/ODIA


O coronel se reuniu com o Governo do Estado no Palácio do Karnak para decidir os direcionamentos com relação ao terremoto sentido no Piauí. O epicentro do tremor foi nas cidades de Belágua e Vargem Grande, no Maranhão, e marcou 4,7 na escala Richter. Para o coronel Carlos Frederico é um nível "considerável", mas ele diz que, segundo técnicos da Defesa Civil, riscos de que haja novos tremores são pequenos. "A verdade é que via de regra, quando acontece, os posteriores são até imperceptíveis", disse. 

"Tremor de terra é algo que sempre causa um pouco de preocupação nos locais onde nascem principalmente. Vamos observar as repercussões nos municípios, mas é sempre perigoso um nível maior nessa escala", disse. O coronel disse que ainda não há informações oficiais de que ocorrências em outros municípios do Piauí.

O secretário de Meio Ambiente Ziza Carvalho comentou que ele mesmo sentiu o tremor em sua sala. no quinto andar da sede da SEMAR, no centro de Teresina. "As pessoas em locais mais elevados sentiram. Eu tenho conhecimento que no Jockey, nos edifícios altos, as pessoas sentiram. Eu estava no quinto andar do prédio da SEMAR e senti muito forte", relata. 

O Secretário comentou que acredita que não houveram danos nos prédios, mas que não acredita que os prédios em Teresina suportariam tremores mais fortes. "Os engenheiros responsáveis pelas obras devem ter essa informação, mas os prédios em geral no Piaui e em Teresina, que não é um estado que tem esse tipo de ocorrência, acho não são preparados para suportar terremotos, esse tipo de abalo". 

Orientações

O coronel Carlos Frederico informa que a população deve repassar para os órgãos competentes (Corpo de Bombeiros, Defesa Civil) sobre qualquer novos tremores, ou danos identificados em edificações. "A primeira orientação é evitar o pânico", disse ele. Em prédios mais altos, onde o tremor pode ser sentido com mais força, a orientação é de procurar deixar o prédio com tranquilidade, e esperar do lado de fora até que seja feita uma avaliação da estrutura. 

"Se detectarem que não há nenhum risco ou rachadura, e mesmo assim preferirem ter um pouco mais de precaução, podem aguardar do lado de fora da edificação por algumas horas até que os ânimos estejam mais serenos.", disse. Prédios particulares podem acionar a Defesa Civil se sentirem algum risco nesse sentido.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: