Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coronavírus: transmissibilidade cresce em três municípios do Piauí

Segundo os pesquisadores, o índice de transmissibilidade é resultado do comportamento da população

07/07/2020 16:14

A sétima etapa da pesquisa sorológica encomendada pelo Governo do Piauí apontou queda no índice de transmissibilidade  do novo coronavírus no estado, contudo, trouxe dados preocupantes para os municípios de Piripiri, Campo Maior e Corrente. Nessas cidades, a dinâmica de transmissibilidade (R0) apresentou crescimento acima da média considerada adequada que é 1.

Segundo o levantamento, a transmissibilidade caiu de 1,8 para 0,87 no Piauí, o que representa redução da quantidade de pessoas que contraem o vírus a partir de um indivíduo infectado. Com o R0 em 0,87, cada pessoa infectada no Piauí tem a capacidade de infectar menos de um indivíduo.


Leia também

Isolamento social em Teresina será mais rígido em todos os finais de semana de julho 

Covid: testes rápidos não são 100% seguros para dar diagnóstico, diz especialista 


O índice em Piripiri, por sua vez, é de 2,18 com um total de 4.527 pessoas que estavam transmitindo a doença no final do mês de junho. Em Campo Maior, o a transmissibilidade é de 1,6, com 2.135 infectantes. Já na cidade de Corrente é de 1,2 com 1.066 infectantes.

Ruas do centro comercial interditadas em Campo Maior (Foto: Divulgação)

A pesquisadora responsável pelo estudo, Ester Miranda, explica que o município de Piripiri estava com números menores que Teresina e Parnaíba nas etapas anteriores da pesquisa, mas que houve um crescimento exponencial da doença. Por outro lado, Campo Maior possui uma tendência de queda do índice apesar de não apresentar redução na transmissibilidade.

No Sul do estado, Ester comenta que o município de Corrente é o único da região que não apresentou redução dos números. “Todos do sul estão com tendência de diminuição, exceto Corrente, portanto é fundamental que o município se adeque ao novo normal para que não respingue nas cidades que estão conseguindo controlar o vírus”, disse.

Para a pesquisadora, o índice de transmissibilidade é resultado do comportamento da população, o que pode ser melhorado com o cumprimento das medidas de isolamento e segurança sanitária.

“O crescimento ou diminuição do índice vai depender do isolamento social, distanciamento seguro, uso de máscaras e equipamentos de proteção individual e do cumprimento das medidas. Se não seguirem as normas de segurança sanitária, esse índice pode rapidamente aumentar e todo o trabalho que vem sendo realizado no combate à Covid-19 pode ser desfeito”, acrescentou Ester Miranda. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: