Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Convite de boate que exige somente mulheres bonitas gera polêmica

Segundo a promotora Maria do Amparo, muitas casas de show utilizam desse tipo de estratégia para atrair público, mas isso apenas reforça a imagem da mulher como objeto.

31/03/2016 15:27

Uma boate que será reaberta nesta quinta-feira (31), com festa exclusiva para convidados e sócios, provocou polêmica nas redes sociais. O motivo foi um suposto convite compartilhado pelo Whatsaap. O texto pede que a pessoa convidada mande o próprio nome e de uma amiga para ser colocado na lista vip, mas faz exigência quando à beleza. “Tem que ser bonita ou linda rs, vamos ter critério (SIC)”, diz parte da mensagem. No Facebook e no Twitter, muitas pessoas compartilharam o print da mensagem e questionaram o seu conteúdo.

Segundo a promotora Maria do Amparo, coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência (Nupevid), muitas casas de show utilizam desse tipo de estratégia para atrair público, mas isso apenas reforça a imagem da mulher como objeto. “Temos que mudar essa cultura machista, que também é violência. Convites como esses só reforçam a falta de respeito à mulher e deveriam ser boicotados pelo público feminino”, sugere a promotora.

Maria do Amparo destaca ainda a reprodução de um padrão social de beleza. “Exige que a mulher seja bonita, ou seja, provavelmente com um estereótipo de branca, magra e alta. Essa é apenas uma estratégia para atrair o homem e oferecer a mulher como produto. Essa é uma violência silenciosa, que as mulheres sequer se dão conta”, alerta a promotora.

O convite divulgado nas redes sociais não foi enviado pelo representante da boate. Ao PortalODIA, Renato Santos disse que desconhece o conteúdo da mensagem. “Estou tão surpreso quanto vocês. Não temos conhecimento disso, não trabalhamos dessa forma. Trata-se de um fake”, justifica Renato.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: