Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Consultório odontológico é fechado em José de Freitas

Os consultórios suspensos terão um prazo estipulado pelo Conselho para se adequar as regras de biossegurança.

30/06/2015 08:28

Um unidade de atendimento odontológico teve seu atendimento suspenso por irregularidades na estrutura. Uma equipe do Conselho Regional de Odontologia do Piauí fez a inspeção em várias unidades no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. 

Paredes com mofos, divisórias improvisadas com tapumes, caixas elétricas expostas, infiltrações na estrutura foram as principais problemáticas encontradas pelos fiscais do CRO. “O que observamos é que não há uma estrutura mínima adequada para que o atendimento seja feito com a segurança necessária aos profissionais e aos pacientes”, relataram os fiscais do Conselho.

No mês de abril, a equipe de fiscalização do Conselho esteve no município de José de Freitas, verificando as condições do atendimento odontológico. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da cidade uma sala de esterilização repleta de mofo e infiltrações foi identificada à época. E hoje, cerca de 50 dias depois, tanto o CEO como a unidade de saúde do bairro Suco de Uva ainda não tiveram as adequações solicitadas concluídas.

“Por isso, vamos intensificar as vistorias para que todas as adequações sejam implementadas e, dessa forma, assegurar o atendimento seguro aos pacientes. Se preciso for, podemos suspender o atendimento na rede toda”, informou o CRO.

Todos os pontos observados pelos ficais do CRO/PI dizem respeito à biossegurança nos consultórios, ponto chave que pode prevenir doenças graves nos pacientes e profissionais. “O consultório odontológico é um ambiente altamente contaminado seja por bactérias vindas da boca do paciente, pelas mãos dos cirurgiões dentistas e assistentes. É uma atividade que expõe os pacientes, a equipe, o próprio cirurgião dentista e, indiretamente, seus familiares, às mais diversas doenças infecciosas. E quando há falhas, todos os envolvidos estão à mercê de infecções cruzadas”, explicaram os fiscais.

As operações de fiscalizações do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) nos municípios do interior estão intensificadas. Os consultórios suspensos terão um prazo estipulado pelo Conselho para se adequar as regras de biossegurança e uma nova fiscalização será realizada pelo CRO/PI para que os mesmos sejam liberados.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: