• Patrimônio 09/17
  • Unimed
  • assinatura jornal

Consulta pública para definir árvore símbolo do Piauí segue até domingo

As quatro árvores selecionadas para a disputa são: Bacuri, Jatobá, Carnaúba e Ipê Amarelo.

13/09/2017 10:03h

O ipê amarelo está em segundo lugar nas votações

Para escolher a árvore símbolo do Piauí, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semar) está realizando uma consulta pública online, através de uma enquete na internet, onde a população pode votar qual árvore deve representar o Estado. Para participar, clique aqui .

As quatro árvores selecionadas para a disputa foram indicadas por uma comissão composta por professores do curso de Biologia da Uespi e representantes da Semar, sendo elas: as árvores do Bacuri, Jatobá, Carnaúba e Ipê Amarelo. 

Na comissão, estão as professoras Fátima Veras, Rosimeire Brito, Roselis Machado - todas do curso de Biologia da Uespi, o professor Raimundo Dutra, pró-reitor de extensão, assuntos estudantis e comunitários da Uespi, além de Vinícius Andrete, técnico da Semar. 

O jatobá fornece farinha comestível e nutritiva e produtos madeireiros 

Segundo a presidente da comissão, professora Roselis Machado, a escolha foi feita a partir de alguns critérios, tais como referências biográficas que continham espécies nativas do Piauí, ocorrência da espécie no Estado e importância de cada uma dentro da região. 

“Com esses critérios, nós chegamos a essas quatro árvores. O bacuri foi especial, por ter sido o indicativo do Conselho Estadual de Cultura, que informalmente já haviam feito uma pesquisa e elegido o bacuri como a árvore símbolo do Piauí. Como não foi formalizado, a gente resolve atender ao pedido e colocamos o bacuri na lista”, explica a professora. 

Suco de bacuri é um dos mais populares entre piauienses. 

De acordo com ela, a eleição de uma árvore símbolo do Estado vai dar maior significância à ela, que fará parte não somente da história do Piauí, como também da memória. Quem tiver interessado em contribuir com a escolha deve acessar o formulário para votar, através do site da Uespi ou do site oficial do governo do Estado. A árvore mais votada será decretada como árvore símbolo do Estado pelo governador Wellington Dias, no Dia Nacional da Árvore, comemorado em 21 de setembro. 

Até a manhã de ontem (12), 5.316 pessoas já tinham votado. A árvore da Carnaúba estava na liderança, com 40,8% dos votos, seguida pelo Ipê Amarelo (31,4%) e Bacuri (23,4%).

A carnaúba, já presente em brasões oficiais do Governo, está em primeiro lugar na disputa.

Edição: Virgiane Passos
Por: Karoll Oliveira

Deixe seu comentário