Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Conselho envia pedido de prisão dos pais de menina que morreu intoxicada

Novos casos de crianças supostamente usadas em rituais foram denunciados ao Conselho Tutelar.

29/04/2016 08:53

O Conselho Tutelar de Teresina encaminhou ao Ministério Público o pedido de prisão dos pais da criança de 10 anos que morreu ontem (28) no HUT. Francisca Alice estava internada há 14 dias e faleceu após uma parada cardíaca. A suspeita é que a menina tenha sido envenenada durante um ritual de cura.

Djan Moreira, coordenador do IV Conselho Tutelar de Teresina, informou ao PortalODIA.com que as informações que os pais da criança deram em depoimento são contraditórios. “O pai da menina diz uma coisa e a mãe outra, uma hora dizem que ela ingeriu um lambedor e depois dizem que foi outro tipo de líquido. A história está mal contada e precisamos saber o que de fato ocorreu com a Francisca e Alice e impedir que novas crianças passem por isso e chegue a morrer. Não condenamos aqui a religião, estamos questionando o que essa menina tomou que a deixou em estado grave no hospital”, explicou Djan Moreira.

Além do fato da menina ter sido envenenada, há uma investigação para saber se criança sofreu violência sexual. De acordo com o coordenado do Conselho, os exames já foram feitos no HUT, mas ainda não foram divulgados porque a perícia ainda não digitou o laudo. “O exame foi feito na terça-feira e até ontem, mesmo com a morte da menina, a perícia ainda não tinha digitado o laudo”, reclamou o conselheiro.

Se confirmado que Francisca Alice sofreu abusos sexuais, os pais da menina podem responder por mais um processo. Outro impasse em relação ao caso, está entre as delegacias de Teresina e Timon. Ainda não foi estabelecido o distrito que irá acompanhar as investigações, já que o terreiro de umbandaP frequentado pela família fica na cidade maranhense.

Após a repercussão do caso, Djan Moreira informou que o Conselho Tutelar recebeu vários telefonemas denunciando novas histórias de crianças que tiveram as cabeças raspadas e que apresentaram cortes pelo corpo. “Com essas ligações, apuramos todos os fatos, ouvimos essas crianças e já encaminhamos ao Ministério Público, à Drª Maria Luiza, e à delegacia o relatório com os relatos e endereços desses locais”, disse.

Filha de pais separados, Francisca Alice foi velada em Teresina na casa da avó materna. O corpo da menina deve seguir para a zona Rural de José de Freitas, cidade do pai, ainda na manhã desta sexta, onde será enterrado.  

Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: