Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com roubo frequente de verduras, horticultores cogitam desistir do ofício

Vândalos invadem a horta do Dirceu durante a madrugada e levam as verduras, além de destruírem parte das hortaliças cultivadas no local

06/10/2015 07:14

Há mais de 20 anos trabalhando como horticultora, Josefa Sanches conta que complementa a renda de sua família com os produtos que colhe da horta que cultiva todos os dias. Contudo, ela precisa conviver com um problema que atinge os demais agricultores da Horta Comunitária do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, que é o furto das hortaliças. 

Segundo Josefa Sanches, vândalos invadem o local durante a madrugada e levam as verduras cultivadas pelos trabalhadores, além de destruírem parte das hortaliças cultivadas no local. Sem ter o que fazer e a quem recorrer, os horticultores sentem-se de braços atados. 

“A gente não tem para quem reclamar. Aqui até tinha um fiscal, mas faz tempo que ele não passa; então, quando isso acontece, a gente apenas começa tudo de novo, do zero, e torce para não acontecer de novo”, disse. 

A horticultora também fala que esses casos de roubo de hortaliças são frequentes e, constantemente, um colega tem sua horta invadida e danificada pelos vândalos. “Ontem mesmo, eu cheguei aqui e estava tudo arrebentado, mas a gente não pode fazer nada, né, tem que continuar trabalhando”, destaca. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

O aposentado Eduardo Cardoso de Oliveira também trabalha na horta do Dirceu há sete anos e conta que os roubos das hortaliças estão cada vez mais recorrentes. Desanimado, ele confessa que já chegou a pensar em abandonar sua horta, mas, infelizmente, não pode, já que esse é o complemento de sua renda. 

“Eu já falei para minha esposa que não queria mais vir, porque já tive minha horta danificada várias vezes, mas eu acabo desistindo da ideia e voltando para cá. Já chegaram a levar metade da minha horta e a outra metade destruíram”, lembra. 

Para ele, a colocação de postes de energia elétrica ajudaria a coibir os delitos e evitaria o roubo das mercadorias. Contudo, ele destaca que esta é uma reivindicação antiga dos horticultores e que Prefeitura de Teresina não atende, alegando falta de recurso. 

“Seria bom colocar luz aqui, segurança, alguma coisa que impedisse esses vândalos de entrar e roubar nossa horta, porque é daqui que a gente tira nosso sustento. Eu gosto muito daqui, das minhas verduras, mas tão me roubando tudo, até o estrume que eu uso para adubar as plantas levaram”, lamenta Eduardo Cardoso. 

Em nota, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região Sudeste (SDU/Sudeste) informou que está sendo elaborado um projeto para a área da horta comunitária do Dirceu, que prevê uma nova iluminação e até a construção de uma ciclovia. “Será construído um calçadão do ponto que já está até o Todos os Santos. O projeto deve ser finalizado até o fim de outubro”, complementa o superintendente executivo da SDU/ Sudeste, Weldon Alves, destacando também que a implementação do binário da Avenida Noé Mendes com a Rua Pedro Teixeira também trará melhorias para os horticultores.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: