Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com pouca acessibilidade, fluxo de usuários diminui no Espaço Cidadania

Alguns usuários não aprovaram muito a mudança do Espaço Cidadania, e alegam que o atual local está inacessível para a maioria da população

04/01/2016 07:22

O Espaço Cidadania, que funcionada na Avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, foi transferido, na última quarta-feira (23), para o Shopping Rio Poty, zona Norte da capital. O objetivo da mudança, segundo a Secretaria da Fazenda, era dispor de um espaço mais confortável para atender à população, oferecendo os mesmos serviços da antiga instalação.


Foto: Elias Fontenele/ODIA


No local, são oferecidos serviços como pagamento de IPVA, cadastro de contribuintes, emissão de nota fiscal, entre outros e, ao todo, mais de 15 órgãos estão instalados no espaço, como Agepisa, Eletrobrás, outras instituições também migraram para o shopping, como a Defensoria do Estado, Fapepi, a Junta Comercia, Receita Federal, entre outros.

Porém, alguns usuários não aprovaram muito a mudança do Espaço Cidadania, e alegam que o atual local está inacessível para a maioria da população. Como é o caso da doméstica Maria dos Santos, que reside no bairro Santa Teresa, zona Leste de Teresina. Ela se deslocou até o órgão para resolver problemas na conta de água e luz, porém, precisou caminhar alguns quarteirões até o shopping.

“Eu desci na Av. Frei Serafim e vim caminhando até aqui. Lá no outro lugar era muito melhor, porque tinha ônibus na porta, eu descia e ia embora sem precisar caminhar muito. Eu vim buscar atendimento hoje e já estou achando ruim”, disse.

Exceto isso, ela frisou que o espaço está mais confortável, com mais cadeiras disponíveis e climatizado. “Por enquanto o atendimento está rápido, porque a maioria das pessoas estão viajando, então não tem muita gente, mas o atendimento mesmo ficou a desejar. Eu vim resolver um problema na luz e o posto daqui não está funcionando, porque os funcionários estão de recesso. Se eu não tivesse outras coisas para resolver, teria vindo em vão”, salientou.

A auxiliar de limpeza Maria de Fátima dos Santos também reclamou da distância que precisou percorrer do ponto de ônibus até o shopping. “A gente tem que caminhar muito até aqui, e é muito cansativo. Deveria ter mais linha de ônibus para cá, porque quem mora longe sofre muito”, disse a mulher, que reside no bairro Piçarreira, zona Leste.

De acordo com a gerente de Atendimento ao Cidadão, Maria do Livramento Sousa, desde a inauguração do novo espaço, a procura por atendimento está abaixo do esperado, devido à mudança do local e ao recesso de final de ano. “Tem muita gente viajando e o fluxo de ônibus também tem dificultado um pouco. Mas o próprio shopping está fechando uma parceria com a Prefeitura de Teresina, para que os ônibus possam circular por aqui, e com as pessoas tomando conhecido, o fluxo tende a aumentar. Depois que passar esse recesso, com certeza as pessoas vão procurar o Espaço Cidadania”, disse.

Contudo, ela ressaltou que o funcionamento dos órgãos está normalizado e que os usuários podem se dirigir ao local, que funciona de 7h às 19h. Além do Shopping Rio Poty, a agência Sul, localizada na avenida Miguel Rosa, também presta os mesmos serviços.

A assessoria de Comunicação da Strans (Superintendência Municipal de Transporte de Trânsito) informou que está sendo feito um planejamento para ampliação das linhas de ônibus até o local, e que há previsão de, até a segunda quinzena de janeiro, haver um resultado deste levantamento.


Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: