Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com fim de prazo, eleitores fazem fila em frente aos cartórios eleitorais

Encerra nesta quarta-feira o prazo para solicitação de alistamento, transferência de domicílio eleitoral e revisão do título de eleitor.

03/05/2016 07:11

Às vésperas do encerramento do prazo para solicitar operações de alistamento, transferência de domicílio eleitoral e revisão do título de eleitor, o teresinense, que deixou para resolver as pendências na última hora, está enfrentando filas que se prolongam pela Rua 24 de Janeiro, no Centro de Teresina.


Foto: Assis Fernandes/ODIA


Para atender a demanda do período, os cartórios eleitorais do Piauí funcionaram no último sábado (30) e domingo (1º). E até amanhã (4), fim do prazo para solicitação dos serviços, o atendimento ao público está sendo feito, em Teresina, das 7h às 19h e, às vezes, se estende até às 20h, dependendo do fluxo de pessoas. Já no interior do Estado, o atendimento acontece das 8h às 13h.

Após essa data, o cadastro de eleitores de todo o País é fechado para preparação do pleito. Quem precisa solicitar uma segunda via do título eleitoral pode fazê-lo até o dia 22 de setembro.

Os eleitores devem comparecer aos Cartórios Eleitorais ou às Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente (menos de três meses). Maiores de 18 anos, do sexo masculino, que farão o título de eleitor devem apresentar certificado de alistamento militar. Somente neste caso - maiores de 18 anos, no primeiro título - não é aceita a carteira de motorista como documento de identidade.

Outros serviços

Dia 4 de maio também termina o prazo para que os eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida peçam transferência para votar em uma seção especial. Após pedir a transferência, eles precisam informar a Justiça Eleitoral o tipo de restrição que possuem. Essa segunda etapa pode ser realizada até o dia 4 de agosto.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, estão registrados quase 700 mil eleitores com algum tipo de deficiência. As normas para atender a essas pessoas estão em resoluções do próprio TSE.

Uma das resoluções estabelece que os juízes eleitorais devem criar as seções especiais destinadas aos eleitores com algum tipo de deficiência. Nas localidades onde não for possível criar uma seção destinada a essas pessoas, uma que já existe deve ser reaproveitada para funcionar como especial.

A resolução estabelece ainda que estas seções especiais devem ficar em locais de fácil acesso e ter um estacionamento próximo. Em 2010, o tribunal passou a permitir que esse eleitor seja acompanhado por uma pessoa de confiança para votar. Além disso, a Justiça utiliza outros recursos para auxiliar esses eleitores, como o teclado em braile – sistema de leitura com o tato para deficientes visuais – nas urnas eletrônicas.


Edição: Ioná Nunes - Jornal O DIA
Mais sobre: