Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com 65 anos de história, O DIA inicia ano comemorativo

Projetos especiais também marcam a comemoração.

01/02/2016 07:26

Com 65 anos de história, O DIA chega aos seus leitores nesta segunda-feira (01), com um novo layout. Com mais leveza, o novo layout busca concentrar nas informações a principal referência do jornal, líder em credibilidade no Piauí. A atualização do layout foi coordenada por uma equipe de profissionais que levaram em consideração a necessidade de adequar as informações em uma diagramação atualizada, que além de textos e fotos, tenha mais espaço para novas ferramentas, como infográficos e conteúdo multiplataforma (impresso, on-line, tv).

Entre as mudanças do novo projeto gráfico estão o selo de 65 anos do jornal O DIA, que será impresso em todas as edições deste ano ao lado direito superior da capa, a logo também passou por reformulação. Sem o itálico, o nome ODIA marca com ainda mais força o peso da informação dada diariamente pelo impresso.

O presidente do Sistema O DIA de Comunicação, Valmir Miranda, o jornal O DIA é protagonista em acompanhar a evolução do Piauí e o novo projeto gráfico demonstra a capacidade do veículo em investir em sua atualização gráfica, para beneficiar leitores, anunciantes e parceiros do jornal. “Somos pioneiros no processo de evolução gráfica no Piauí. Aos completar 65 anos, uma data espetacular, priorizamos nossa missão de informar, analisar e entreter os piauienses com um jornal dinâmico e mais apresentável”, ressalta o presidente.

O diretor de arte, Alcides Júnior, explica que o novo layout do jornal prioriza mostrar um conteúdo leve, com fotos, abrindo possibilidades de boxes e infográficos mais interativos e melhorando a dinâmica entre o leitor e o texto. Ele cita mudanças no logotipo, diversificação de cores em cada editoria. “Buscamos aliviar a leitura. A cada dia o leitor precisa de uma leveza no formato da página. É esse aumento na leveza de uma página que apresentamos a partir desta edição em que o jornal comemora 65 anos”, pontua Alcides Júnior.

A editora-chefe do jornal O DIA, Elizângela Carvalho, explica que as mudanças contribuem para uma atualização do conteúdo e que o novo projeto gráfico destaca as informações, que é o principal produto do nosso veículo. Ela pontua que mesmo com uma nova cara, o jornal continua priorizando a qualidade das informações e levando aos piauienses um conteúdo informativo, com a mesma credibilidade que há 65 anos é a principal marca de O DIA. “Nossa preocupação maior é trazer mais dinamicidade ao conteúdo, favorecendo a fluidez da leitura. No entanto, somos um jornal com 65 anos, precisamos preservar nossa história. O novo projeto gráfico que entregamos hoje aos nossos leitores une o respeito à nossa trajetória e a necessidade de inovar e surpreender quem lê nossas páginas”, destaca.

Projetos especiais marcam comemoração

Ao longo de 2016, o Sistema O DIA de Comunicação vai desenvolver projetos voltados ao aniversário de 65 anos do jornal. Entre as principais ações previstas, uma exposição multimídia itinerante com as principais capas e notícias veiculadas pelo jornal ao longo dos 65 anos de história. A exposição é planejada para mostrar a contribuição do jornal à preservação da memória e resgate da história do Piauí e difundir o conhecimento sobre o Estado junto à sociedade.

A diretora de Projetos Especiais do Sistema O DIA, Renata Miranda, lembra que o jornal possui um acervo histórico que preserva os principais acontecimentos do Piauí nos últimos 65 anos. “Neste ano de 2016, a ideia é ampliar a visita de estudantes e o acesso deles a este acervo e à redação, mostrando que o jornal é um documento e testemunha importante do processo de evolução histórico, político, econômico e social do Piauí”, explica Renata Miranda. Ela cita ainda que os projetos “Jovens Escritores”, “Eco Tur” e “Contribuintes”, que O DIA realiza periodicamente, neste ano terão o Selo de 65 anos do jornal. Além disso, o jornal vai envolver a realização dos jogos Olímpicos no Brasil, com o tema de projetos planejados para este ano. Os projetos são desenvolvidos em parcerias com as diretorias de Marketing e de Projetos Especiais do jornal.

Projetos voltados para fortalecer a relação entre O DIA e Parceiros também já estão sendo previstos para este ano. De acordo com a diretora Comercial do Sistema O DIA, Dina Magalhães, a credibilidade do veículo impresso é fundamental no fortalecimento de parcerias e em 2016 é essencial a comemoração do aniversário de 65 anos do jornal, com parceiros, que também contribuem para o desenvolvimento do Piauí.

Diretores apontam credibilidade e referência como principal característica de ODIA

Em uma sociedade conectada pela velocidade das informações, as notícias veiculadas nos jornais impressos são as mais confiáveis pelos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope) sobre consumo de mídia no Brasil. A pesquisa também atesta que os jornais também lideram na confiança da publicidade veiculada. Para a diretora de Projetos Especiais de O DIA, Renata Miranda, esses fatores contribuem para que O DIA chegue aos 65 anos com a maturidade necessária de avançar cada vez mais na qualidade da informação.

possibilidade de apurar a informação com mais tempo e a capacidade de aprofundar reportagens também são lembradas pela editora-chefe do jornal, Elizângela Carvalho. A jornalista destaca ainda a capacidade de ODIA em ter uma longevidade, sendo referência na qualidade jornalismo produzido no Piauí. “Ouvir todos os lados envolvidos em uma matéria e a seriedade do grupo em tratar os assuntos de forma isenta mostram que nosso jornalismo cumpre sua missão junto ao leitor”, pontua Elizângela.

Já a diretora Comercial, Dina Magalhães, cita o alcance de O DIA a um público formador de opinião e o fato do veículo pautar veículos como a televisão e o rádio como resultados de um processo que une profissionalismo e eficiência no processo de produção e veiculação das notícias. “Apesar do processo de mudanças e transformação da nossa sociedade, a credibilidade do jornal impresso não mudou e continua sendo o crível, a principal fonte de referência”, ressalta Dina Magalhães.

De acordo com a última pesquisa do IBOPE sobre consumo de mídia no Brasil, encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a credibilidade do jornal é seguida pelo rádio, a tv e sites de notícia.


Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: