Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com 20%, umidade do ar atinge estado de atenção em Teresina

Temperatura na Capital permanece variando entre a mínima de 24°C e máximas de 38°C a 40°C.

25/11/2016 17:50

Com 2016 se encaminhando para seu último mês, o sol e as altas temperaturas continuam sem dar trégua ao teresinense. No período mais quente do ano, o chamado B-R-O-Bró, a população é obrigada a conviver, dentre outras, com a sensação térmica quase insuportável e os problemas respiratórios causados, principalmente pelo tempo seco.

De acordo com a previsão do Climatempo, a umidade relativa do ar em Teresina atingiu estado de atenção, chegando aos 20%. A umidade relativa significa o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento, com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. Os índices de umidade tornam-se mais preocupante no período do dia entre o meio dia e as 16 horas.


Foto: Arquivo O Dia

Com a umidade atingindo os 20%, o teresinense deve tomar certos cuidados para evitar problemas de saúde, tais como complicações alérgicas, sangramento do nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos. Recomenda-se evitar praticar exercícios físicos ao ar livre entre as 11 horas e as 15 horas, umidificar o ambiente através de umidificadores, toalhas molhadas, recipientes contendo água e molhar plantas, permanecer em locais ao abrigo de sol e áreas arborizadas, e beber bastante água.

Vale lembrar que o índice de 20% da umidade relativa do ar observado na tarde de hoje em Teresina é o mínimo estabelecido para o estado de atenção. Valores menores que este já são classificados como estado de alerta, no qual se deve evitar exercícios físicos ao lar livre das 10 horas e às 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para hidratar os olhos e as narinas.


Foto: Arquivo O Dia

Outro dado mostrado pelo Climatempo e que é considerado preocupante diz respeito à incidência de raios ultravioletas (raios UV), que já chega a índice extremos no Piauí. Quanto maior o índice UV, mais o risco de queimaduras e do desenvolvimento de doenças de pele.

Fim de semana

A previsão para sábado e domingo é de mais sol e temperaturas altas em Teresina. No sábado, a mínima deve ficar em 24°C e a máxima em 39°C, o dia permanece com sol e algumas nuvens isoladas, mas sem chuva. Já a umidade relativa do ar deve atingir o máximo de 74% e o mínimo de 35% nos horários mais quentes do dia.

Para o domingo, a previsão é de sol com algumas nuvens, mas sem possibilidade de chuva. A mínima fica em 22°C e a máxima em 39°C. A umidade relativa do ar deve atingir o índice máximo de 75% e o índice mínimo de 38% nos horários mais quentes do dia.

Mais sobre: