Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cleandro Moura quer promotoria especializada em combate à sonegação fiscal

Aumento da arrecadação estadual viabiliza nomeações de servidores e promotores.

17/06/2015 12:25

O novo Procurador Geral de Justiça, Cleandro Moura, pretende intensificar a fiscalização e o combate aos crimes de sonegação fiscal. A proposta de criar uma promotoria especializada para este fim agradou bastante ao governador Wellington Dias (PT), que anunciou ontem (16) a nomeação do terceiro colocado na lista tríplice.

As propostas de ação e o plano de gestão foram apresentadas ao governador em reunião na segunda-feira. Além da promotoria especializada no combate à sonegação fiscal, Cleandro Moura também propõe a criação de grupos de trabalho para atuarem contra esse crime no Piauí.

Foto: Elias Fontinele/ODIA

Diante da crise financeira do Estado, o compromisso em garantir maior arrecadação pode ter sido um fator importante na escolha de Wellington Dias. “Se você trabalha forte no combate à sonegação fiscal, mais recursos vão entrar no caixa do Estado”, disse Cleandro.

O aumento da arrecadação estadual também seria útil para garantir a nomeação de mais servidores e promotores para o Ministério Público do Piauí. “O MP tem um limite prudencial de 2% em cima da receita corrente líquida do Estado. Sem recurso, não teremos como nomear ninguém”, destaca o novo procurador.

Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira, Cleandro Moura disse diz que o seu maior desafio será unir a classe em prol de melhorias para o Ministério Público Estadual. A nomeação do terceiro colocado na lista tríplice quebrou a tradição e gerou a insatisfação de membros do MPE. A Associação Piauiense do Ministério Público defendia a escolha do mais votado, a promotora Cláudia Seabra.

Cleandro Moura deve tomar posse no mesmo dia em que a procuradora Zélia Saraiva deixa o cargo, em meados de julho. 

Mais sobre: