Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cidades da Região Norte do Piauí vão receber reforço policial

Em dois anos, 800 homens já foram chamados para integrar a Polícia Militar do Estado.

29/01/2016 18:02

A Polícia Militar do Piauí vai iniciar, na última semana de fevereiro, o curso de formação de 342 aprovados no concurso de 2013. Desse total, pelo menos 100 homens deverão ser encaminhados para reforçar a segurança nas cidades de Luzilândia, Esperantina e Batalha, na Região Norte do Estado. A informação é do coronel Carlos Augusto Sousa, comandante-geral da PM. “Aquela é uma região que a gente sente que está mais desguarnecida por causa de uma questão geográfica, diz.

Com a formação dos policiais que se inicia agora, outro batalhão que deve receber reforço é o Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE). O coronel Carlos Augusto, disse que mais 100 policiais serão destacados para este Batalhão e vão atuar na zona Sudeste da Capital, onde a PM está estudando, junto à Secretaria de Segurança, a instalação de uma Companhia de Policiamento.

Fotos: Jailson Soares/O Dia


Coronel Carlos Augusto Sousa, comandante-geral da Polícia Militar

Questionado sobre o efetivo que será mandado para atuar na segurança das Olimpíadas, o comandante da PM disse que o número ainda está sendo definido, mas que, seja qual for, ele não afetará o trabalho da corporação no Piauí. A pedido do Ministério da Justiça, um grupo de policiais militares daqui vai passar 90 dias a serviço do Governo Federal na região Sudeste para reforçar o policiamento da Rio-2016.

“Eu vou mandar menos do que eu vou formar, isso é fato. Nós vamos capacitar esses policiais para eventos. Quando, os convocados para as Olimpíadas forem, os que se formarem em julho vão substituí-los aqui. Então quando os outros retornarem, eu vou dar prioridade para batalhões especializados, como o RONE”, explica o coronel.

Convocações

No dia em que o coronel Carlos Augusto assumiu o comando da PM, o Governo do Estado autorizou a convocação de 400 e 45 policiais. 400 se formaram como soldados e 45 como tenentes. No começo deste ano, foi autorizado a convocação de mais 342 aprovados no concurso realizado em 2013. 


Coordenador Estadual de Comunicação, João Rodrigues

Quem comemora o número de chamamentos é o coordenador Estadual de Comunicação, João Rodrigues. Segundo ele, em dois anos, o Estado já soma 800 convocações. “Se pegarmos uma série histórica, percebemos que já fazia um tempo que não se chamavam tantos ao mesmo tempo”, destaca o secretário.

Força Nacional

A Força Nacional de Segurança deve permanecer em solo piauiense até o próximo dia 30 de março, mas o comando da PM informou que pretende pedir mais 90 dias de permanência dos homens aqui. Com a chegada da tropa, o aparato policial do Estado teve um acréscimo de 10 viaturas para ficar rodando 24 horas.

“Foi uma das coisas que nós mais comemoramos, porque estávamos com um número baixo de viaturas circulando. Hoje, já conseguimos suprir esse déficit e adquirimos 180 viaturas novas”, diz o coronel Carlos Augusto.

Ele avalia como positivo seu primeiro ano à frente da Polícia Militar do Piauí e diz que o principal desafio, no momento, é recompor o efetivo do Estado para que a sensação de segurança volte a se fazer presente na sociedade.

“Nós estamos estudando tudo bem detalhadamente, traçando mapas da violência no nosso Estado, avaliando onde devemos concentrar nossos esforços e como devemos agir.  Com um planejamento bem feito, colocar em prática se torna bem mais simples”, finaliza o coronel.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: