Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após cinco horas de interdição, trânsito na BR-343 é totalmente liberado

BR-343 amanheceu interditada na saída de Teresina para Alto por conta da chuva. Governador ficou ilhado em casa por causa de alagamento.

10/02/2017 08:00

Atualizada às 10h58min

A PRF informou que o trânsito na BR-343 já foi totalmente liberado nos dois sentidos. O trânsito no local flui normalmente e todos os cones de sinalização de emergência já foram retirados da pista.

Atualizada às 11h13min com informações de Nathalia Amaral

Apos cinco horas de interdição, o trânsito na BR-343 foi liberado para caminhonetes e caminhões nos dois sentidos. A PRF pede que os motoristas procurem rotas alternativas pela Usina Santana ou pela Taboca do Pau Ferrado. De acordo com o inspetor Cardoso, até o meio dia, vão ser feitas as verificações de segurança para analisar o nível da água e, a partir disso, ver se é possível liberar o trânsito totalmente.

Atualizada às 08h39min

A inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto, no bairro Grande Dirceu, que aconteceria na manhã de hoje (10) foi cancelada. Isso porque o governador do Estado, Wellington Dias, está ilhado em casa, sem conseguir sair por conta do alagamento da BR-343, que passa em frente ao condomínio onde fica sua residência.  As primeiras casa do condomínio onde mora o governador já estão no nível do lago, por conta da altura em que a água chegou. 

Atualizada às 08h07min

O trânsito começa a fluir no sentido Altos-Teresina. Uma fila de caminhões começa a passar no bloqueio formado pelo alagamento. No entanto, com a faixa contrário interditada, o trânsito no sentido Teresina-Altos ainda segue parado.

Veja vídeo:


Iniciada às 08h

O trânsito na BR-343, no trecho entre Altos e Teresina, amanheceu caótico nesta sexta-feira (10) por conta da forte chuva que cai desde a madrugada sobre a Capital. A pista está interditada nos dois sentidos (para quem entra e sai de Teresina) sem previsão de liberação e o congestionamento já se estende por quatro quilômetros, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

Veículos de pequeno, médio e grande porte estão impedidos de passar por conta do risco da pista ceder. É o que informa o inspetor Hélio Cipriano. “Com o solo está saturado com água, a pista pode romper a qualquer momento. A água está alta então estamos no local orientando os motoristas para os desvios, porque o trecho aqui não dá condições de passar ninguém”, afirma o inspetor.

Um carro de passeio que tentou passar pelo trecho alagado acabou atolando e ficou no meio do caminho. Um caminhão de carga também tentou fazer a mesma manobra e ficou na mesma situação

A PRF orienta os motoristas que vem no sentido Altos-Teresina a virarem à esquerda na rotatória da Usina Santana e seguir pela estrada da Usina até a Avenida Mirtes Melão, virar à direita e seguir direto até sair de volta na BR-343. E quem segue no sentido Teresina-Altos, deve usar o desvio pela Avenida Mirtes Melão, na rua do Cemitério Jardim da Ressurreição, seguir até a estrada da Usina Santana e virar à esquerda, para retornar à BR-343. 

A PRF lembra ainda que em 2015, este mesmo trecho da BR-343 passava por obras de contenção da água da chuva, mas acabou rompendo, o que torna ainda maior o risco de acidentes com rupturas no asfalto. A Corporação já contatou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), responsável pela obra.

Em Teresina

A chuva também tem causado transtornos no trânsito nas principais vias de Teresina. Durante a madrugada, uma árvore caiu no sentido Sul-Norte, na Avenida Duque de Caxias, deixando parte da pista fechada. O resultado é o trânsito complicado no local. Já a Avenida Joaquim Nelson, no trecho próximo à Ladeira do Uruguai, está com um ponto de alagamento que dificulta a passagem de veículos e pessoas.

Já na zona Leste, um carro ficou atolado na Rua Coronel Adalberto Correia Lima, por conta da lama formada com a água da chuva e o barro. Moradores reclamam que sempre que chove, a via, que não tem pavimentação, fica intransitável e não é a primeira vez que um veículo atola no trecho. Segundo os populares, a situação ficou ainda mais complicada após um serviço feito pela Agespisa.

Corpo de Bombeiros

O comando do Corpo de Bombeiros informou que está em operação desde as primeiras horas da manhã, atuando principalmente nas regiões de encosta e áreas de risco em toda a Teresina. Até o momento não há registro de deslizamentos.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: