Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuva bloqueia BR, avenida e alaga condomínio luxuoso em Teresina

Asfalto está cedendo nas proximidades da Hotsat e Pousada Gurupi.

09/04/2015 09:14

A forte chuva que caiu durante toda a noite de ontem (08) e madrugada de hoje (09) causou prejuízos aos moradores do Mirante do Lago. O condomínio de luxo fica localizado na BR-343, em Teresina, e é onde mora o governador do Estado, Wellington Dias. A água invadiu algumas casas, molhou móveis e deixou veículos quase submersos.

Fotos: Divulgação/PRF

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, de 1h até as 3h14min da madrugada, ocorreu uma interdição parcial no km-339 da BR-343, com aproximadamente um quilômetro de congestionamento, devido ao alagamento. Apenas carretas estavam conseguindo transitar. 

Já pela manhã, o km-340,7 da BR-343 foi interditado totalmente. As chuvas ainda deixaram o asfalto cedendo nas proximidades da Hotsat e Pousada Gurupi, que também ficou totalmente alagada. A PRF está monitorando o local e não descarta a ocorrência de novos desabamentos.

A obra de reconstrução do trecho que desabou será iniciada ainda hoje. Segundo o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, José Dias, não há previsão para concluir os trabalhos. "O bueiro não suportou a vasão da água, que foi muito grande. A empresa está no local para iniciar os reparos", disse o diretor.

A PRF orienta os condutores dos automóveis a usarem rotas alternativas passando pelos bairros Planalto Uruguai, Santa Teresa, Cacimba Velha, e acessar a PI-113 - estrada que liga Teresina a José de Freitas - para só então acessar a BR-343, na altura do posto da PRF. 


Avenida Joaquim Nelson

A avenida Joaquim Nelson, zona sudeste de Teresina, ficou bloqueada devido as fortes chuvas que caíram na madrugada de hoje (09). O alagamento é agravado devido às construções irregulares que existem na região e que impedem o escoamento da água. Os motoristas que normalmente trafegam pela avenida tiveram que recorrer a outros acessos pra se deslocarem nesta manhã. 

Fotos: Marcela Pachêco/ ODIA

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, esteve no local para averiguar a situação. “A situação aqui é devido aos empreendimentos mal planejados que acabaram represando a água. A prefeitura já embargou a construção do shopping que existe na Joaquim Nelson por motivos de ocupação irregular do leito de passagem da água”, diz o prefeito. 

A avenida possui uma galeria que deveria auxiliar no escoamento da água, no entanto as fortes chuvas e o acúmulo de resíduos impedem a passagem da água. Segundo o Prefeito, as empresas deveriam fazer um estudo de drenagem para poder construir. “A prefeitura está debatendo uma legislação para analisar os novos empreendimentos que estão sendo construídos de forma irregular”, afirma Firmino. 

A rua cinegrafista Marques, zona leste, foi outro ponto afetado pela forte chuva. A galeria que foi criada no local rompeu, causando alagamento e a erosão do asfalto. O trânsito também foi interrompido pela manhã de hoje. “Existem outros problemas de drenagem espalhados pela cidade. Estamos preparando novas galerias para que a água possa escoar e os prejuízos sejam menores no período chuvoso”, finaliza Firmino Filho.


Por: Nayara Felizardo, Paloma Vieira e Maria Luiza Moreira
Mais sobre: