Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cerca de quatro mil brinquedos são apreendidos por irregularidades

Os problemas encontrados foram: objetos cortantes, fragmentos que podem ser engolidos pela criança, partes cancerígenas, e outros

09/10/2015 06:53

Metade dos brinquedos e produtos infantis fiscalizados pelo Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), na operação Dia das Crianças, apresentou irregularidades. A operação teve início no último dia 24 de setembro e fiscalizou mais de oito mil produtos, em lojas de Teresina.

De acordo com o diretor geral do Imepi, Maycon Danilo, durante as visitas, os fiscais apreenderam cerca de quatro mil brinquedos. O órgão considera alto o índice de reprovação dos produtos. “As irregularidades encontradas são recorrentes: objetos cortantes, pequenos fragmentos que podem ser engolidos pela criança, partes cancerígenas, e a falta de certificação do Inmetro”, pontua.

As lojas que foram flagradas vendendo brinquedos com irregularidade vão ser notificadas e podem sofrer sanções por parte do Instituto. “As empresas têm 10 dias para apresentar as notas fiscais. Iremos responsabilizar os culpados, tanto o revendedor, quanto a fábrica”, explica o diretor do Imepi.

A fiscalização de brinquedos e produtos infantis foi motivada pela proximidade do Dias das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira, 12 de outubro. “Nesse período, há um aquecimento nas vendas desse tipo de produto e, por conta disso, resolvemos intensificar a fiscalização, que já é feita rotineiramente pelo Instituto de Metrologia do Piauí, ao longo do ano”, afirma Maycon.

Os mais de quatro mil brinquedos apreendidos pelo Imepi devem ser incinerados nos próximos dias. Por conterem irregularidades, os produtos não podem voltar para as prateleiras das lojas e nem serem doados para instituições de caridade.

Dicas

Quem ainda não comprou os presentes para o Dia das Crianças deve tomar alguns cuidados, para não colocar em risco a saúde e o bem-estar dos pequenos. O diretor do Imepi, Maycon Danilo, explica que é importante ficar atento às informações contidas na caixa do brinquedo.

“O primeiro ponto é observar se o produto possui o selo de certificação do Inmetro. Em seguida, observar a faixa etária para qual esse produto é destinado. Essas informações devem ser de fácil acesso e estar, obrigatoriamente, na caixa do produto”, alerta. O preço, principal atrativo para alguns pais na hora da compra, não deve ser o único aspecto observado. “Nem sempre o barato é melhor, e nem sempre o mais caro é o correto.

O preço não garante a qualidade do produto. É fundamental que os pais observem todas as características antes de comprar”, explica.


Foto: Assis Fernandes/ODIA

Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: