Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cerca de 2.300 bacharéis em Direito fazem 1ª fase do Exame da OAB no Piauí

Em Teresina, 1.881 examinandos compareceram ao local de prova. Outros 429 participaram do certame nas cidades de Floriano, Parnaíba e Picos.

24/07/2016 18:01

Cerca de 2.300 candidatos participaram, na tarde deste domingo (24), da primeira fase do XX Exame de Ordem Unificado no Piauí, que corresponde à prova objetiva, promovido pelo Conselho Federal da OAB, por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em Teresina, 1.881 examinandos compareceram ao local de prova. Outros 429 participaram do certame nas cidades de Floriano, Parnaíba e Picos.

Apenas 113 dos inscritos não compareceram aos locais de prova em todo o Estado.

Sete advogados coordenaram a fiscalização do exame no Estado: Élida Fabrícia, secretária geral adjunta da OAB-PI; Fernanda Amaral, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Seccional, além dos membros Thiago Pádua Veras, Geny Marques, Silvania Leal, Nathana Costa e Jorge Matos.

Advogados coordenaram a fiscalização da primeira fase do Exame da Ordem (Foto: Divulgação / OAB-PI)

Os examinandos responderam a 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Também foram cobradas questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB,  Regulamento da Ordem e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados às 22 horas deste domingo, observado o horário oficial de Brasília, e o resultado preliminar será divulgado na data provável de 11 de agosto de 2016.

O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo das 12 horas do dia 12 de agosto até as 12 horas do dia 15 de agosto de 2016.

O resultado definitivo da prova objetiva, após a apreciação dos recursos, será divulgado na data provável de 25 de agosto de 2016.

A segunda fase acontece no dia 18 de setembro de 2016, e só poderão participar os classificados nesta primeira etapa.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas da sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

Mais informações sobre o Exame de Ordem podem ser conferidos no edital.

Homem diz ter bomba e aplicação de prova em Salvador é suspensa

Um incidente em Salvador fez com que a aplicação do Exame da Ordem numa faculdade particular da cidade fosse suspensa. 

No horário em que a prova começaria a ser aplicada um homem disse estar com bombas presas ao corpo e ameaçou explodi-las, provocando pânico nos milhares de candidatos e nas pessoas que participavam a organização da prova.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o suspeito foi identificado como Frank Oliveira da Costa. Ele se entregou à Polícia por volta das 16h50, e não foram encontrados quaisquer artefatos explosivos ou armas em seu poder.

 

O vídeo abaixo mostra o momento em que candidatos correm no local de aplicação do exame, após suspeito ameaçar explodir bomba:


Edição: Cícero Portela
Mais sobre: