Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cerca de 17 toneladas de peixes morrem em barragem no Piauí

Ainda não se sabe o que teria provocado a morte de tantos peixes ao mesmo tempo, mas a principal hipótese é que tenha sido a escassez de oxigênio na água.

15/02/2017 18:09

Cerca de 17 toneladas de peixes da espécie tilápia morreram na barragem de Estreito, localizada no município de Francisco Macedo, distante 402 km a sudeste de Teresina.

A barragem pertence à Associação de Piscicultores de Francisco Macedo (APIFRAN), e a morte dos milhares de peixes foi constatada na manhã do último domingo, 12 de fevereiro.

Segundo Izedito Coutinho, presidente da associação, havia peixes de todos os tamanhos na barragem, alguns em crescimento e outros prontos para serem consumidos.

Ele explica que os piscicultores estavam se preparando para vender as tilápias no período da Semana Santa, quando a demanda aumenta. Com a morte dos peixes, o prejuízo estimado chega a R$ 200 mil.

Ainda não se sabe o que teria provocado a morte de tantos peixes ao mesmo tempo, mas a principal hipótese é que tenha sido a escassez de oxigênio na água.

A associação vai fazer um levantamento para verificar quantos peixes sobreviveram. De acordo com Izedito Coutinho, a associação recebeu recentemente um lote com 24 mil alevinos (estágio embrionário dos peixes), mas que só estarão prontos para o consumo dentro de aproximadamente cinco meses.

A Prefeitura de Francisco Macedo informou que realizará parcerias com a associação de piscicultores, de maneira a minimizar os prejuízos que eles sofreram com a mortandade.

Com informações e fotos do portal CidadesnaNet.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: