Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cemitérios de Teresina estão lotados e sem vagas

Apenas os cemitérios dos bairros Pedra Mole, Santa Cruz, Renascença, Buenos Aires e Santa Maria das Vassouras ainda possuem vagas para novos sepultamentos. Os demais estão lotados, com nenhuma ou pouquíssimas vagas.

25/10/2016 07:16

Teresina possui atualmente 12 cemitérios. No entanto, a maioria está lotada e alguns não têm vagas para novas sepulturas. De acordo com o administrador do Cemitério São José, no local, não há mais espaço para instalação de novos túmulos; porém, os jazigos familiares podem ser reabertos para novos sepultamentos. “Aqui nós não temos mais espaço para novos jazigos, o que fazemos é reabrir as sepulturas para que novos sepultamentos sejam feitos no mesmo jazigo”, explica Carlito Alves.

Apenas os cemitérios dos bairros Pedra Mole, Santa Cruz, Renascença, Buenos Aires e Santa Maria das Vassouras ainda possuem vagas para novos sepultamentos. Os demais estão lotados, com nenhuma ou pouquíssimas vagas. No entanto, o Cemitério Areias, na zona Sul de Teresina, ainda possui cerca de mil novas vagas disponíveis, mas, devido uma denúncia de possível contaminação do lençol freático, o Ministério Público solicitou um estudo para apurar o caso e, enquanto o laudo não for concluído, os sepultamentos estão proibidos.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Para resolver o problema da super lotação, está prevista a construção de dois novos cemitérios, localizados nas zonas Norte e Sul de Teresina. Segundo o superintendente executivo da SDU/Centro- -Norte, João Pádua, já foi feita a primeira etapa da construção do novo cemitério da zona Norte e, atualmente, a Prefeitura está licitando a segunda etapa, orçada em torno de R$ 2 milhões.

O secretário executivo da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sul (SDU/Sul), Cleto Baratta, afirma que, com a construção do novo cemitério no Polo Industrial Sul de Teresina, serão abertas 20 mil novas vagas para sepultamentos. “A obra já está licitada. A ordem de serviço será entregue à empresa ainda este ano e as obras serão iniciadas, o mais tardar, no iní- cio do próximo ano. Os recursos investidos serão na ordem de R$ 800 mil e a previsão é de 20 mil novas vagas”, argumenta.

Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: