Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ceir será ampliado e adaptado para atender deficiência visual

Adequações estão previstas para o final deste ano. Antes dos novos atendimentos serem disponibilizados, o Centro precisa ser vistoriado por uma equipe do Ministério da Saúde.

23/08/2016 15:05

Há mais de oito anos atendendo pessoas com deficiência físico-motora no Piauí, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que iniciou no ano passado o atendimento a pessoas com deficiência auditiva e intelectual, está se preparando para ampliar seus atendimentos - agora também para pessoas com deficiência visual.

O governador Wellington Dias autorizou a ampliação do estacionamento do Centro em reunião realizada nessa segunda-feira (22). 

“Quando o Ceir foi inaugurado atendia somente uma deficiência, agora já atendemos três. Por conta desse aumento de demanda, precisaremos ampliar o estacionamento, atendendo com mais comodidade aqueles que procuram os nossos serviços”, explica Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Centro.

Segundo Aderson, o Ceir também será adaptado para receber a pessoa com deficiência visual. “O projeto de adaptação já está pronto e aprovado pela SDU. E o recurso, vindo de emendas parlamentares, já está na conta da Associação Reabilitar, que vai abrir um processo licitatório para a realização das adaptações necessárias na estrutura do Centro”, acrescenta o superintendente.

Após a ampliação e adaptação do Ceir, prevista para o final deste ano, a Associação Reabilitar, organização social que administra a instituição, dará início ao processo de habilitação em CER IV – Centro Especializado em Reabilitação das deficiências físico-motora, auditiva, intelectual e visual.

“O Ministério da Saúde, juntamente com equipes do Estado e do Município, faz uma vistoria nas instalações para saber se elas estão de acordo com o que é exigido em portaria. Estando tudo certo, recebemos a qualificação para iniciar os atendimentos”, explica Aderson Luz, ainda comentando que o Ceir já passou pelo mesmo processo antes de ser habilitado em CER III, para atender as deficiências auditiva e intelectual, além da físico-motora.

Projeto Pense Bem nas escolas

O governador Wellington Dias pretende transformar o Projeto Pense Bem em uma política pública do Estado do Piauí. O projeto leva palestras gratuitas para escolas conscientizando alunos sobre o risco de acidentes que provocam traumas na cabeça e na coluna e sobre o derrame cerebral.

A ação, que é coordenada pela Associação Reabilitar,  juntamente com o Ceir, será realizada em parceria com as secretarias estaduais de Educação e Saúde. Além disso, a equipe do projeto será ampliada para também detectar alunos com deficiência auditiva ou visual, um dos fatores que contribuem para o atraso no aprendizado. 

Fonte: Da Redação
Mais sobre: