Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ceir entrega cadeiras motorizadas pelo SUS

Para ser beneficiado com uma cadeira motorizada concedida pelo Ceir é preciso que o caso do paciente esteja de acordo com as indicações da tabela do SUS.

22/03/2016 17:38

Pessoas com deficiência físico-motora, que aguardavam por cadeiras de rodas motorizadas concedidas pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), receberam, nesta terça-feira (22), um treinamento sobre o manuseio e manutenção do equipamento durante entrega coletiva.

Segundo Márcia Fonseca, terapeuta ocupacional responsável pelo treinamento e entrega, o Ceir realiza a entrega de cadeiras motorizadas desde 2014, mas as entregas eram realizadas individualmente e com orientações básicas.

“Durante as entregas individuais, os pacientes apresentavam dúvidas comuns entre eles. A partir disso, sentimos a necessidade de realizar um treinamento para o uso e manutenção das cadeiras motorizadas, que há três edições é realizado em entrega coletiva”, explica Márcia Fonseca.

Aos 19 anos, Alcilene Sousa, cadeirante há oito anos, recebeu sua primeira cadeira motorizada. “Estou muito feliz porque agora vou poder participar mais das atividades que faço parte e me tornar mais independente”, comenta, emocionada.

Para ser beneficiado com uma cadeira motorizada concedida pelo Ceir é preciso que o caso do paciente esteja de acordo com as indicações da tabela do Sistema Único de Saúde.

Saiba como solicitar

Para solicitar cadeira de rodas motorizadas concedidas pela Oficina Ortopédica do Ceir, basta que o paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família (PSF) ou que seja credenciado pelo SUS. O profissional deve prescrever no formulário o tipo de equipamento necessário para o caso do paciente.

Em seguida, o paciente deve anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP. Toda a documentação deve ser entregue na Secretaria de Saúde da cidade onde mora o paciente. Aqueles que residem em Teresina devem procurar diretamente a Central do SUS. Somente após a aprovação é que o processo é encaminhado à Oficina Ortopédica do Ceir.

No ato da entrega da documentação, o paciente deve informar pelo menos um telefone para contato. É através dele que o Ceir dará andamento ao processo. O prazo do SUS para a entrega de meios auxiliares de locomoção solicitados é de 90 dias.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: