Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caxingó bate recorde de chuvas no Piauí

Para o climatologista Werton Costa, as chuvas registradas no Estado ficaram tiveram uma média acima do esperado para o período.

19/04/2021 10:21

As chuvas que caíram no Piauí, desde a noite deste domingo (18), já registram bom acumulado, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgados nesta segunda-feira (19).

O município de Caxingó, a 278 km de Teresina, registrou 115,8 mm, um acumulado de mais de 100 mm em apenas três horas. Em outras cidades, como em Miguel Alves, foram registrados 63 mm; em Barras, o acumulado foi de 49 mm. Na cidade de União, a chuva acumulou 38 mm, e na cidade de Campo Maior, que estava há alguns meses sem registro de chuva, o acumulado foi de 46 mm.

A capital, Teresina, teve um acumulado superior a 40 mm. Somente na região Leste, foram 32 mm, e na região Sudeste, 11 mm. Para o climatologista Werton Costa, as chuvas registradas no Estado ficaram tiveram uma média acima do esperado para o período.

“As chuvas foram ótimas. Podemos observar, por exemplo, que o Norte piauiense foi a faixa mais privilegiada, cidades com mais de 50 mm, principalmente da região do Vale do Longá. A chuva foi boa, bem distribuída. Tivemos episódios de chuva na faixa serradeira, como em Canto do Buriti. No Sul do Estado ainda chove, como em Colônia do Gurgueia e em Picos”, disse.

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

As chuvas no Piauí estavam bloqueadas devido às águas frias do Oceano Atlântico, que desviavam as chuvas do Nordeste para a região amazônica. Com o aquecimento do mar, as chuvas voltaram a chegar em solo piauiense, atingindo praticamente todas as regiões.

“O Atlântico é quem regula a entrada de chuvas no Nordeste. Esse oceano estava muito frio, então não tem como ter chuva nessas condições. Quando o mar começou a aquecer, essa chuva voltou a entrar, registrando essas nuvens imensas, com chuvas boas, prolongada e bem distribuídas”, explicou Werton Costa.

Fim do período chuvoso

Apesar de estarmos no final da estação chuvosa no Piauí, bastou o oceano aquecer um pouco para que os piauienses voltassem a presenciar as chuvas no Estado. A estimativa da climatologia é de essas chuvas continuem durante esta semana, devido à condição de aquecimento do oceano. Porém, essas chuvas devem cessar no final de abril, encerrando o período chuvoso no Piauí.

“O final da estação tem essa característica de oscilação das chuvas. Normalmente, em Teresina, seguia até o mês de maio, com acumulado de 120 mm, bem menos que o acumulado de abril, que era de 260 mm. Porém, nos últimos dois anos, tem acontecido algo diferente. O mês de abril tem sido de finalização da estação chuvosa, encerrando na primeira quinzena. Este ano, a primeira quinzena não choveu nada na capital nem em municípios vizinhos, mas retornaram agora na segunda quinzena. Está muito desregulado, mas a perspectiva é que chova até os últimos dias de abril. Há possiblidade de alguma chuva em maio, mas deve acontecer na região Norte do Estado”, finalizou Werton Costa. 

Mais sobre: