Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CAU apresenta pauta de reivindicações ao prefeito Firmino Filho

Conselho sugeriu que a Prefeitura de Teresina realize a contratação de projetos de arquitetura e urbanismo por meio de concurso público de projetos.

15/01/2018 13:57

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí reuniram-se com o prefeito Firmino Filho (PSDB), na manhã desta segunda-feira (15), para apresentar uma pauta de reivindicações. 
O prefeito Firmino Filho reuniu-se com representantes do CAU (Foto: Ascom CAU/PI)

O conselho sugeriu que a Prefeitura de Teresina realize a contratação de projetos de arquitetura e urbanismo por meio de concurso público de projetos. 

O CAU/PI também disponibilizou todo seu sistema de tecnologia para, em acordo de cooperação técnica com o município, contribuir com a fiscalização e gerenciamento de obras e projetos na cidade.

Representaram o CAU/PI na reunião o presidente Wellington Camarço e o conselheiro federal Gerardo Fonseca. Eles também discutiram com o chefe do Executivo municipal o andamento de projetos da Prefeitura que tratam sobre mobilidade urbana, preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, além de proporem parcerias para agilizar a análise de projetos arquitetônicos por técnicos da Prefeitura.

Durante o encontro, Wellington Camarço também comentou sobre o esforço que a categoria vem empreendendo para mostrar à sociedade a importância da arquitetura nos projetos habitacionais de interesse social. “Por muito tempo a arquitetura vem sendo vista como um serviço para pessoas com alta renda, quando na verdade ela é essencial para todas as classes sociais. É nosso dever desmitificar isso e apontar que o arquiteto e urbanista deve estar presente também nas habitações populares”, argumentou.

O prefeito Firmino Filho, por sua vez, se comprometeu em encaminhar os pedidos para a Secretaria de Planejamento e Coordenação da Prefeitura, responsável pela maioria das ações voltadas para o planejamento urbano e ressaltou que reconhece a importância dos profissionais da Arquitetura e Urbanismo para o desenvolvimento das cidades.   

Integrantes do Crea-PI também participaram da reunião.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: