Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Casos de dengue aumentam 11,7% nos três primeiros meses de 2015

Segundo a Sesapi, 861 casos da doença já foram notificados no Estado. Somente em Teresina, as notificações são de 606 casos

24/03/2015 07:49

Do início do ano até o último sábado (21), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) notificou 861 casos de dengue em todo o território piauiense. São 11,7% a mais que os casos identificados no mesmo período em 2014. Segundo informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em Teresina o número já chega a 606 casos. 

Foto: Assis Fernandes/ODIA


Terrenos baldios costumam ser um dos maiores focos de mosquito da dengue.

De acordo com o supervisor estadual da dengue, Antônio Manuel Araújo, a situação atual do Estado é mais grave e os casos registrados da doença seguem aumentando. “Estão surgindo muitos casos no interior do Estado, mas Teresina lidera este ranking. Em segundo lugar, vem a cidade de Picos com 83 casos e em seguida vem Alvorada do Gurgueia, com 41 casos da doença, número que é considerado significante quando se considera o número de habitantes do município”, revela. 

Segundo Antônio Manuel, os 62 municípios do Piauí que registraram casos de dengue geraram uma incidência de 27,2 casos para cada 100 mil habitantes. “Em nível de Estado, esse número é considerado baixo, mas em cidades como Alvorada do Gurgueia a situação é grave. Nosso papel é acompanhar e orientar as ações que são desenvolvidas pelos próprios municípios. De dois em dois meses são realizadas pesquisas para saber o nível da infestação, os municípios devem também fazer o controle do mosquito e a orientação da população, mas nem todo município consegue executar as ações de forma satisfatória, resultando no aumento do número de casos da doença”, afirma. 

O controle do mosquito transmissor da dengue é feito pelos agentes de saúde, através de visitas às casas com máquinas postais, para a aplicação do inseticida nos locais onde há focos do mosquito. “Essas ações são mais eficientes, porque o veneno é borrifado diretamente nos locais de infestação”, conta. 

Ainda segundo o supervisor, ações também estão sendo voltadas à prevenção da chikungunya. “Queremos também trabalhar na prevenção da chikungunya para continuar a manter o nosso Estado livre dessa doença. Apesar dos rumores, ainda não foram identificados casos da doença no Estado”, acrescenta. 

No Piauí, 7.650 casos de dengue foram registrados em 2014, representando um aumento de 53,8% em relação ao ano anterior. Já a FMS registrou 3.965 casos suspeitos de dengue em Teresina no ano passado. 

Sintomas 

A dengue é uma doença viral que causa febre alta, dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, no corpo e nas juntas e manchas avermelhadas. O vírus é transmitido através do mosquito Aedes aegypti e está presente, principalmente, em países tropicais, pois as condições climáticas favorecem o desenvolvimento e a reprodução do mosquito transmissor. 

O vírus da chikungunya também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypt e Aedes albopictus, por isso, o método de prevenção da doença é o mesmo da dengue. No entanto, o vírus causa sequelas mais graves porque afeta as articulações. Tanto a dengue quanto a chikungunya não possuem tratamento específico. Não há vacinas e nem medicamentos, o que se oferece é um tratamento de suporte, como a hidratação, analgésicos e antitérmicos. 

Prevenção 

Os focos do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya podem ser combatidos mantendo as lixeiras, tonéis, barris de água e caixas d’águas bem fechados, removendo folhas, galhos das calhas, lavando utensílios usados para guardar água, trocando a água de vasos de plantas semanalmente, virando todas as garrafas com a boca para baixo, enchendo de areia os pratos das plantas, não deixando que a água acumule sobre a laje, entre outras medidas.

Por: Priscila Florêncio - Jornal O Dia
Mais sobre: