Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Casa da Mamãe Noel completa 20 anos e está de portas abertas na zona Norte

Mesmo com problemas de saúde, a Mamãe Noel, Maria Luzineide, destaca que não pretende parar de realizar as exposições todos os anos

29/11/2016 06:50

Recebendo mais de nove mil visitantes por ano, a Casa da Mamãe Noel, localizada no cruzamento das ruas Alcides Freitas e Anísio de Abreu, no bairro Marquês, zona Norte de Teresina, é aberta ao público há 20 anos. No total, são 13 cômodos decorados com imagens de presépios, anjos, árvores de Natal e itens natalinos de todos os tamanhos e cores.

Maria Luzineide Veras, de 81 anos, conhecida como Mamãe Noel, é a idealizadora de todo o projeto. Ela conta que decidiu abrir a casa para visitações após a morte do marido e que os mais de nove mil visitantes, que passam por lá todos os anos, trazem mais alegria para os seus dias. “Só de ouvir o que eles me falam quando vêm aqui, já vale todo o esforço que tenho para montar a casa”, revela.


Público pode visitar a casa todos os dias, das 9h às 21h (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

A aposentada afirma que perdeu as contas de quantos enfeites possui e que demora cerca de dois meses e meio para montar toda a decora- ção. Com tantos itens decorativos, a Mamãe Noel conta com a ajuda de cinco pessoas para conseguir montar todos os arranjos natalinos. “Nós começamos a decorar no primeiro dia de setembro, mas terminamos sempre na metade de novembro. Todos os anos, nós tentamos terminar antes do dia primeiro de novembro, mas são muitos itens e muitos detalhes”, diz.

Mesmo apresentando problemas de saúde, a Mamãe Noel destaca que não pretende parar de realizar as exposições todos os anos. “Eu não consigo mais dar dois passos sozinha. Mas vou continuar a expor meus enfeites enquanto eu estiver viva. É o maior prazer que eu tenho na minha vida”, diz. A casa da Mamãe Noel já passou por várias reformas para acomodar os milhares de enfeites adquiridos ao longo da vida pela Maria Luzineide Veras. No quintal, seis galpões foram construí- dos para receber os enfeites, além de prateleiras e instalações elétricas distribuídas por toda a casa. Para complementar a decoração dos espaços, a aposentada também utiliza talas de madeira.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Apesar da quantidade de enfeites, todos os anos, a aposentada Maria Luzineide Veras compra novos itens para aumentar a sua coleção. Ela afirma que, devido à variedade de produtos vendidos em outros estados, acaba por comprar alguns pela internet. “Eu sempre compro mais itens. Sempre que algum familiar ou amigo viaja para outro Estado, eles tiram as fotos dos produtos para eu ver. É uma coisa mais linda do que a outra”, declara a Mamãe Noel.

Serviço

A casa da Mamãe Noel, que já virou ponto turístico na Capital durante as festas de fim de ano, está aberta a visitações todos os dias da semana, de 9h às 21h, e permanecerá aberta ao público até o dia 6 de janeiro. As escolas interessadas em agendar visitas podem ligar para o telefone (86) 3222-2259.

Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: