Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carteira de habilitação terá QR Code para evitar falsificação

Código digital dificulta a falsificação e fraude da CNH; No ato da decodificação, pode ser checada a autenticidade, dados e foto do motorista.

10/05/2017 08:32

A partir deste mês, as carteiras de motorista deverão vir com QR Code em seu verso. A alteração tem o objetivo de implantar novos itens que evitem fraudes e falsificações do documento. Ontem (9), a mudança foi apresentada pelo Ministro da Cidades, Bruno Araújo, e pelo diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi. 

O código bidimensional é gerado pelo Denatran e irá conectar diretamente a CNH ao sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), dispensando a digitação de informações. Agentes de trânsito e a própria população podem utilizar a câmera da maioria dos celulares com sistema Android para operar um aplicativo disponível, o Lince, que realiza a leitura do código presente no documento. 

Carteira de habilitação apresentará código QR, para acesso digital dos dados do motorista (Foto: Divulgação)

No ato da decodificação, pode ser checada a autenticidade, dados e foto do motorista portador da CNH. Dessa forma, os agentes de trânsito podem verificar na hora da consulta se as informações no documento físico são as mesmas do banco de dados, identificando falsificações. 
A expectativa do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) é assegurar a autenticidade da CNH e aumentar o rigor da fscalização dos condutores infratores. 
“O maior objetivo é evitar a falsificação do documento. Hoje enfrentamos casos de clonagem da CNH, alteração de dados em carteiras furtadas ou perdidas e acréscimo irregular de categorias. Com o QR Code, vai dificultar as fraudes e garantir mais rigor na fiscalização de condutores infratores”, afirma Sandro Alves, Diretor de Habilitação do Detran/PI. 
A implantação do QR Code é feita sem custos adicionais para o bolso dos usuários. Quem tem carteira dentro da validade não precisará fazer a troca pela nova antecipadamente. Os procedimentos para obter ou renovar o documento de habilitação continuam os mesmos.
Por: Letícia Santos
Mais sobre: