Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carlos Filho é transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo

Carlos Filho viajou para a capital paulista numa UTI aérea na manhã desta quinta-feira.

21/07/2016 15:43

O vereador Carlos Filho (PRTB) foi transferido nesta quinta-feira (21) para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde deve continuar em observação após ter apresentado complicações durante um procedimento de colocação de um balão intragástrico.

O parlamentar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Teresina há cerca de 20 dias. Após passar pelo procedimento de colocação do balão, o organismo de Carlos Filho reagiu mal e o corpo estranho precisou ser retirado poucos dias depois.

O vereador Carlos Filho (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

De acordo com o advogado Evandro Melo Filho, genro de Carlos Filho, o estado de saúde do parlamentar não piorou, mas sua transferência para São Paulo foi recomendada como precaução pela equipe médica que o acompanhava na capital piauiense. 

Carlos Filho viajou para a capital paulista numa UTI aérea na manhã desta quinta-feira.

"Diferente do que está sendo comentado, ele não teve uma piora. Pelo contrário. Ele teve uma melhora, tanto que ele conseguiu viajar sem intercorrências. Ele viajou bem, mas por precaução ele viajou numa UTI aérea, cumprindo recomendações médicas. Foi num avião mais completo que teria condições de atendê-lo caso alguma coisa ocorresse. Graças a Deus não ocorreu", afirma Evandro.

O balão intragástrico (BIG) é um recurso clínico de tratamento da obesidade que consiste na colocação de um balão de silicone no estômago através de uma endoscopia.

O balão preenche em torno de 50% da cavidade gástrica, fazendo com que o estômago produza menos grelina, conhecido como o hormônio da fome (ou da satisfação). Como consequência, há uma diminuição do apetite e aumento da sensação de saciedade. 

Após um período de aproximadamente seis meses o balão deve ser retirado do paciente, pois com o tempo seu material é degradado pelo ácido gástrico. Além disso, como ele fica em contato com a mucosa do estômago, sua permanência por muito tempo pode resultar no aparecimento de úlceras e desenvolvimento de gastrite.

O objetivo do tratamento é proporcionar ao paciente uma reeducação dos hábitos alimentares, na medida em que ajuda a aumentar a saciedade.

É um tratamento usado há vários anos, e cuja segurança foi aprimorada com o tempo. 

Por: Cícero Portela
Mais sobre: