Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Capote da Madrugada quer arrastar multidão no sábado

Um intercâmbio cultural entre Piauí e Pernambuco: é assim que o bloco é visto por seus fundadores.

05/02/2016 07:32

Não tem como falar do Carnaval de Teresina sem mencionar o Capote da Madrugada. O bloco, que em 2016 faz 13 anos animando o período carnavalesco na capital, promove sempre um intercâmbio cultural entre os estados do Piauí e Pernambuco. O encontro acontece no sábado de carnaval, reunindo uma multidão ao som do frevo e das marchinhas. Para este ano, o bloco promete novas atrações, uma logística ainda maior e a apresentação de uma alegoria do mascote da folia: o capote.

O Capote da Madrugada, segundo Valdo Alves, vice- -presidente do bloco, surgiu da união de um grupo de amigos que queriam matar a saudade da folia de carnaval de Recife, em Pernambuco, movimentado pelo Bloco Galo da Madrugada. Em um primeiro momento, ainda sem nome, se reuniam em torno de uma banda carnavalesca. A folia foi fazendo sucesso e atraindo cada vez mais foliões, até que o bloco ganhou nome e começou a ganhar os moldes que é hoje.

“Tudo surgiu quando uns amigos se uniram para matar a saudade das brincadeiras de Recife. Contratamos uma orquestra e fizemos o carnaval. No ano seguinte, em 2004, chamamos mais amigos em torno da festa, que não tinha nome ainda. Foi então que surgiu a Aspeapi – Associação dos Pernambucanos e Amigos de Pernambuco no Estado do Marchinhas Banda Validuaté vai de alegria e irreverência Divulgação Piauí, entidade que criou o nome Capote da Madrugada”, relembra Valdo Alves.

Sobre o nome do bloco, Valdo conta que os amigos queriam homenagear o Piauí. Então tendo como referência o Galo da Madrugada, em Recife, que leva o nome de uma ave, os organizadores buscaram como inspiração regional uma ave típica e atribuíram o nome de capote à folia. Os foliões piauienses abraçaram a ideia de um carnaval nos moldes pernambucanos, que hoje já é uma das maiores manifestações carnavalescas do Estado.

Na sua primeira edição, o bloco havia apenas 80 foliões em um percurso das Avenidas Presidente Kennedy e Homero Castelo Branco. O público cresceu e o percurso mudou. No ano passado, de acordo com a organização, cerca de 30 mil foliões marcaram presença na Avenida Dom Severino, em um percurso de 6 km de extensão, animados por trios elétricos, bonecos gigantes, e uma orquestra de frevo.

Para este ano, Valdo Alves conta que o bloco contará com novidade e estrutura e logísticas diferentes. O tema será “Capote, frevo e cajuína” e irá homenagear os estados Piauí e Pernambuco. A concentração acontece a partir do meio-dia no Restaurante Cajuína, na Avenida Dom Severino. Por lá, a festa começa com a animação da banda Folia de Mamulengo além da apresentação do espetáculo de dança “No Ritmo do Frevo”, da Companhia de Dança Cynthia Layana.

A partir das 17h os foliões saem em desfile pelo percurso. “Serão quatro mini trio elétricos animando os foliões além de uma orquestra de 28 músicos e bonecos gigantes. A grande novidade desse ano será uma alegoria de um capote de seis metros de altura. Depois do percurso, a festa continua na concentração com a Banda Bandida. Teremos total apoio da Polícia Militar, Samu e contaremos com 60 seguranças particulares”, detalhe Valdo.

O Bloco Capote da Madrugada é aberto e totalmente gratuito. Os foliões que quiserem podem adquirir uma camisa no valor de R$ 40,00 que dá direito a ingressos do carnaval do Água de Chocalho e uma fantasia para desfile da escola Ziriguidum. “É um carnaval para a família. Faremos o maior e o melhor carnaval de Teresina”, conclui o organizador Valdo Alves.


Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: