Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campanha de aniversário de Teresina traz proposta inovadora

#the163: série de vídeos e imagens foi gravada somente com smartphones.

29/07/2015 13:31

Para divulgar a programação e celebrar o aniversário de Teresina, a Prefeitura lançou nesta quarta-feira (29) uma campanha que celebra as histórias dos teresinenses. A série de vídeos e imagens, que funcionam como um reconhecimento à população, foi inteiramente produzida e gravada a partir de smartphones. A estratégia, até então inédita, foi uma forma de se aproximar da população em uma linguagem acessível e atual. 

Neste ano, para comemorar os 163 anos da capital junto com a população, foi montada uma intensa programação de atividade e eventos que deve durar todo o mês. O cronograma, composto desde apresentações artísticas e culturais até inaugurações de obras, foi divulgado pelo prefeito Firmino Filho em um encontro com a imprensa.

Foto: Elias Fontinele/ODIA

A programação tem início na sexta-feira (31) com um concerto da Orquestra Sanfônica São Dominguinhos no Adro da Igreja São Benedito a partir das 19h. Criada em 2013, a orquestra é composta por 20 músicos, entre eles 17 sanfoneiros de idades e municípios, que antes da criação do grupo não tinham carreiras consolidadas. Comandada pelo maestro Ivan Silva, a Orquestra preparou um repertório com canções de autores como Noca do Acordeom, Pedro Raimundo, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de composições. 

De acordo com Lázaro do Piauí, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, atividades artísticas como essas, compõe o cronograma montado pela Prefeitura. Além do concerto que abre a programação, estão previstas outras ações pela cidade. “No dia 09, também no Adro da Igreja São Benedito, terá um concerto da Orquestra Sinfônica. No dia 16, no Theatro 04 de Setembro terá uma nova apresentação. Dia 21 e 22 acontece o Teresina é Pop. Além disso, acontecem ações pelas cidades, como no Parque Lagoas do Norte e o Festival de Bonecos, percorrendo mais de 20 locais diferentes.”, conta.

Em paralelo as apresentações culturais acontecem inauguração de escolas, entregas de quadras, a inauguração do Centro Esportivo Parentão, obras de asfaltamento e de sistema de abastecimento de água em comunidades da zona rural, que foram incluídos pela Prefeitura no cronograma. Além delas, também está marcado o Pedala Teresina, passeio ciclístico realizado pela Prefeitura para incentivar o uso da bicicleta. Os encontros acontecerão em vários dias, em regiões diferentes, iniciando sempre às 19 horas. 

O ponto alto da programação comemorativa acontece no dia 16 de agosto, quando Teresina completa, oficialmente, 163 anos. Uma missa solene às 9h, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, abre o dia de ações. Em seguida, haverá uma sessão solene na Câmara Municipal, em homenagem à Teresina. O tradicional corte do bolo será realizado às 16h no Parque Ambiental Encontro dos Rios. A noite, um sessão solene entregará a Medalha Conselheiro José Antônio Saraiva personalidades que prestam relevantes serviços à capital.


Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: