Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Calor provoca variação dos preços das frutas e verduras na Ceapi

Com dificuldade para conservar os alimentos, os comerciantes estimam que as perdas aumentaram de 5% para 20% nos últimos meses.

22/10/2015 07:01

Quem tem ido à Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), que funciona na zona Sul de Teresina, tem percebido a variação dos preços das frutas, verduras e legumes nesses meses de intenso calor. Alguns fatores, como escassez de produtos e aumento do frete, elevam os preços para o consumidor.

O permissionário Genivaldo da Silva explica que há uma variação muito grande de preços das mercadorias. “Cada dia é uma história diferente. Atualmente, podemos dizer que o que estava caro nos últimos meses está mais acessível, como a cebola e tomate. Enquanto isso, estou vendendo uma caixa de limões a R$ 100”, revela.

Já Bernardo Pereira trabalha na Ceapi há 39 anos e destaca que a baixa lucratividade do negócio tem feito com ele repense a profissão. “Tem horas que ficamos desestimulados. Estamos com dificuldade para conservar os produtos por conta do calor. As perdas aumentaram de 5% para 20%”, afirma.

Segundo Bernardo, outros fatores também estão interferindo nas vendas. “Com o reajuste no preço do frete, estamos empurrando o preço para o consumidor. Além disso, algumas frutas estão com pouca produção, como a laranja. Quanto menor a disponibilidade, maior o preço. Ainda sim, as frutas suculentas, como a melancia, estão sendo muito procuradas nesse tempo quente”, explica.

Daniel França também é comerciante e revende frutas e verduras que compra na Ceapi. Ele não está satisfeito com a qualidade dos produtos vendidos no local. “Não me agrada muito a qualidade das frutas e verduras. A culpa não é dos feirantes, mas como a maioria delas vem de outros estados, chegam aqui machucadas pelo transporte”, reclama.

Foto: Assis Fernandes/ODIA
Por: Pedro Vitor Melo - Jornal O DIA
Mais sobre: