Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Avião cai e quatro pessoas morrem carbonizadas

Acidente aconteceu no início da noite desta segunda-feira

16/12/2013 19:41

Um avião monomotor modelo Cessna 172 Skyhawk, utilizado para formação de pilotos, caiu na noite desta segunda-feira, 16, no Aeroporto de Teresina Petrônio Portela. Três alunos da Faculdade CET (Centro de Educação Tecnológica), identificados como Marcus Escórcio, Marcos Ronald, Guilherme Rodrigues e o instrutor Rodrigo Viana morreram no acidente. 

Segundo informações de alunos da Faculdade, o piloto tinha cerca de 25 anos e era ligado ao Aeroclube do Ceará, contratado para ministrar as aulas práticas do curso aos alunos piauienses.

De acordo com Afonso Pereira, morador das proximidades do aeroporto e, que estava na porta de sua residência no momento da queda, o piloto tentou "segurar a aeronave, mas perdeu o controle e caiu de bico. A explosão foi como um botijão de gás. O fato teria ocorrido às 18h30", relata o morador.

Fotos: Alex Galvão/ODIA

O superintendente da Infraero, Wilson Estrela, esteve no local do acidente e confirmou que quatro pessoas estavam a bordo da aeronave e, que a mesma pertence ao Aeroclube cearense e estava em Teresina em treinamento.


Piloto Rodrigo Viana

Estrela explica que a manobra realizada no momento do acidente é chamada de toque-arremetida, quando o piloto faz seguidos pousos e decolagens, é um exercício fundamental deste treinamento. �€œNeste momento, não é possível dizer as causas. Acredito que deve ter havido perda de potência do motor provocando a queda do avião e a consequente explosão�€, afirma o superintendente.

Para a remoção dos corpos, a Infraero solicitou a presença de equipes do Instituto Médico Legal (IML). Logo após a confirmação do acidente, familiares dos pilotos e dos alunos foram ao Aeroporto de Teresina em busca de informações. Odete Rodrigues, avó de duas das vítimas afirmou que desde cedo a família tenta contato com Guilherme e Marcus Escórcio, mas os celulares encontravam-se desligados. A mãe de Guilherme também estava no aeroporto, mas muito abalada não conseguiu conversar com a imprensa.


Guilherme Rodrigues


Marcos Ronald


Marcus Escórcio

A última ocorrência aérea registrada no Aeroporto de Teresina foi há 20 anos. Sobre a possibilidade de o avião cair sobre as residências próximas ao Terminal, o que levantaria a discussão acerca da necessidade de ampliação do Aeroporto, Wilson Estrela é enfático ao afirmar que "o acidente aconteceu na pista e qualquer associação é infundada".

Fonte: O DIA
Mais sobre: