Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bombeiros não possuem estrutura para atender nem 10% da demanda do Estado

Informação é de um ofcial do Agrupamento de Incêndio e preocupa população já descrente da corporação

14/10/2016 08:18

De acordo com um oficial do Agrupamento de Incêndio, que preferiu não se identificar, o Corpo de Bombeiros não possui estrutura suficiente para atender todas as ocorrências que chegam até a corporação. Ele afirma que a atual estrutura do quartel é suficiente para atender um contingente populacional de apenas 70 mil habitantes, ou seja, menos de 10% da atual população de Teresina, que possui pouco mais de 847 mil habitantes. 
“Nós só temos 300 militares em todo o Estado. Quando temos que atender alguma ocorrência em locais distantes, como na Santa Maria da Codipi ou na região do Conjunto Dirceu, nós já vamos desanimados, porque sabemos que não vamos chegar a tempo”, relata. 

Antônio Nascimento tenta apagar fogo que invadiu seu sítio (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

Além disso, o oficial revela que a corporação não possui os equipamentos necessários para todos os oficiais de serviço, incluindo capacetes, luvas e roupas específicas de proteção. “Nós só temos dois caminhões operando para combater incêndios e duas caminhonetes menores, que agem com uma bomba e desrespeitam as medidas de segurança impostas pelo Contran, porque aquele equipamento deveria vir de fábrica e não ser instalado posteriormente. Nós não temos equipamentos individuais, nossos uniformes estão todos vencidos, não temos capacetes e luvas para todos que estão de serviço”, conta. 
O professor Antônio Nascimento teve no seu sítio, localizado na BR-343, saída Leste de Teresina, atingido pelas chamas ontem (13). Ele conta que, todos os anos, sofre com incêndios, mas não aciona o Corpo de Bombeiros por não acreditar que o órgão tenha uma estrutura adequada para atender todos os chamados. 
“O Corpo de Bombeiros não tem a mínima condição de atender essa quantidade de chamadas. Nós ligamos para eles ontem, porque tinha fogo de um lado e do outro da BR, eles ficaram olhando e disseram que não podiam resolver. Eles têm até boa vontade, mas não têm equipamentos suficientes para atender todo mundo. Nós nem ligamos para eles, porque eles não têm como resolver”, revela. 
Por outro lado, o major Egídio Leite argumenta que o Corpo de Bombeiros possui estrutura física e de bombeiros suficientes para atuar em toda a Capital. “Nós temos viaturas novas, adquiridas nos últimos anos, temos um efetivo reforçado de 20 oficiais em serviço, três viaturas de grande porte de incêndio, duas de pequeno porte e acreditamos que, nos pró- ximos dias, o número de ocorrências poderá ser diminuído”, justifica.
Edição: Virgiane Passos
Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: