Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Biblioteca da Uespi é interditada devido à ameaça de desabamento

Há menos de seis anos, o local passou por uma reforma após parte do teto desabar. Contudo, a estrutura da biblioteca continua comprometida

21/10/2015 06:47

A Biblioteca Central da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), localizada no campus Poeta Torquato Neto, bairro Pirajá, zona Norte de Teresina, precisará ser interditada. Isso porque, as estruturas do prédio estão abaladas, correndo o risco de desabamento e colocando em perigo a vida de quem transita pelo local. 

Há menos de seis anos, a biblioteca passou por uma reforma após parte do teto desabar. Porém, a obra não foi feita adequadamente e agora o solo começou a ceder e as paredes a racharem. Segundo o diretor do Departamento de Engenharia, Auricélio Vieira Lopes, toda a estrutura que sustenta o prédio está comprometida, começando pela fundação. 

“O prédio foi executado de maneira inadequada e, com o tempo, veio as consequências, que é afundamento dos pilares e o trincamento da estrutura, que provoca o descolamento entre a parte estrutural e a alvenaria, ocasionando essas fissuras”, disse. 

O diretor explica que um relatório já foi feito pelo Departamento de Engenharia e por outro engenheiro externo. Os laudos tiveram resultados compatíveis e decidiu-se pela interdição parcial do espaço, até que os livros e equipamentos da biblioteca sejam realocados em outras salas e possa ser feita a interdição total do prédio. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

Um estudo de solo também será feito, através de sondagem, para que possa ser preparado um projeto de reforço estrutural para a área atingida com as fissuras. Após o projeto, será feita a licitação para que seja iniciada a obra. Auricélio Vieira Lopes frisa que não será necessário fazer a demolição do prédio, e que a obra agirá paralelamente à estrutura danificada. 

Segundo Auricélio Vieira, devido aos danos, a obra poderá demorar mais de um ano para ser concluída, e que os recursos podem somar mais do que se fosse ser construído um prédio novo. “O início das fissuras aconteceu em 2013/2014, mas eram fissuras mínimas e, com o tempo, foram se agravando até chegar no ponto crítico que está agora, insustentável, e há um risco eminente de desabar. E como tragédia não se anuncia, pode acontecer a qualquer momento”, finaliza Auricélio Vieira Lopes, diretor do Departamento de Engenharia da Uespi. 

Primeiras medidas 

Já o diretor da Biblioteca Central da Uespi, Aurestes Lima, explica que algumas providências já foram tomadas neste primeiro momento. A parte superior da biblioteca, onde fica a sala de estudo, foi isolada e todos os equipamentos foram retirados do local. Apenas a área do acervo está em funcionamento, mas a remoção dos livros está sendo providenciada. 

“Nesses próximos dias, estaremos fazendo a remoção dos livros para algum local mais adequado, para que a biblioteca seja liberada e a equipe de técnicos e engenheiros venha fazer um estudo e o nível de gravidade. Nós já tivemos um histórico de desabamento na biblioteca uma vez e estamos tomando todas as medidas para que isso não torne a acontecer”, disse. 

O estudante do curso de Matemática, Tácio Luan, de 21 anos, disse que estrutura da biblioteca da Uespi, mesmo com a reforma que teve, continua defasada. “A biblioteca é muito importante, porque centenas de pessoas frequentam a biblioteca para estudar. Já quase não tem espaço para todo mundo e agora, com essa sala de estudo interditada, aí que vai ficar mais limitado mesmo”, desabafou.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: