Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bebês prematuros podem ficar sem leite, e maternidade faz campanha

Doadora não precisa se deslocar até a maternidade, já que o banco dispõe de um veículo que vai até sua residência para receber o leite coletado.

23/09/2016 14:34

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) está promovendo uma mobilização para conquistar novas doadoras para o seu banco de leite humano (BLH).

O objetivo da campanha é garantir que não falte leite para os cerca de 80 bebês prematuros que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco) e na Unidade de Cuidados Intermediário Canguru (Ucinca).

Apesar do trabalho permanente de captação de mães dispostas a doar, nas últimas semanas o banco de leite perdeu dez delas – o que é considerado uma baixa considerável -, como parte de um processo natural, que ocorre quando o bebê da doadora chega aos quatro meses e a produção do líquido reduz, a ponto de atender apenas a necessidade do próprio filho. Há, ainda, casos de mães que retornam ao trabalho, o que acaba dificultando a doação.

Banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa perdeu dez doadoras e pode sofrer desabastecimento. Doação é rápida e pode ajudar dezenas de bebês (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

De acordo com a nutricionista Vanessa Paz, coordenadora do BLH, a prioridade é mobilizar a população para conseguir novas doadoras. "A mãe que está em boas condições de saúde, após a mamada do seu bebê,  pode extrair qualquer volume. Já é importante", explica. 

Vanessa lembra que a doadora não precisa se deslocar até a maternidade, já que o banco dispõe de um veículo que vai até sua residência para receber o leite coletado.

A coordenadora esclarece que o estoque da maternidade permanece reduzido neste mês. Embora a coleta ideal seja de 8 litros diários, atualmente estão sendo obtidos entre 4 e 5 litros, volume considerado muito baixo. "É preciso haver uma sensibilização constante", pontua. 

Para doar é necessário que a doadora tenha em mãos frasco de vidro, touca e máscara, proceder e higienização e paramentação - massagear as mamas 

A coordenadora afirma que a divulgação do banco de leite da Evangelina Rosa é permanente, inclusive nas redes sociais. O setor atua no Facebook e Instagram para divulgar a campanha e alcançar o maior número possível de doadoras, mesmo quando os estoques não estão abaixo do ideal. Além disso, a equipe trabalha internamente nas enfermarias, sensibilizando as mães que vão à maternidade trazer os bebês para vacinas e exames.

A Evangelina Rosa oferece um serviço de disque doação, por meio dos telefones 0800 280 2522 ou ou (86) 3228 -2022 , onde profissionais capacitados esclarecem dúvidas das mães interessadas em doar.

Caso a doadora prefira, pode se dirigir diretamente ao banco de leite, onde  há uma sala reservada com profissionais aptos para recebê-la e orientá-la.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: