Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Barragem de Piaus está com apenas 5% de sua capacidade

Após quase seis anos de seca, Barragem de Piaus está com apenas 5% de sua capacidade

24/01/2017 09:09

A  Barragem de Piaus em São Julião e que também pega o município de PIO IX, após quase seis anos de seca, um dos maiores reservatórios de água do Piauí. Está quase secando, e ameaça o abastecimento de água de seis cidades da região. Através de fotos aéreas, podemos ver o quanto o reservatório está secando, e a ameaça do abastecimento de água ser suspensos nas cidades é real.

A Barragem tem capacidade para acumular 106,7 milhões de metros cúbicos de água, o reservatório era para garantir o abastecimento de água, através de uma adutora, que até o momento, está sendo levada água  para mais de 40 mil pessoas em cidades como São Julião, Fronteiras, Vila Nova, Alagoinha, PIO IX, e Campo Grande do Piauí. É também utilizada em projetos de piscicultura, fruticultura e no desenvolvimento de turismo na área.

Construída no encontro dos rios Grande e dos Porcos, a barragem está hoje em seu nível mínimo, com 5 milhões de metros cúbicos de água. A informação foi repassada pelo diretor do Departamento de Obras contra a Seca (DNOCS) no Piauí, Antônio Djalma Policarpo, ele falou que a situação da barragem é crítica e preocupante: “É um dos maiores reservatórios de água do nosso estado, e está com apenas 5% de sua capacidade. Temos uma situação muito preocupante também em PIO IX e Fronteiras onde os açudes de Barreiras e Cajazeiras já estão quase secando, mas nós já estamos com um projeto de um milhão de reais para fazer melhorias no reservatório de Barreiras, e também um projeto de R$400 mil, em melhorias no reservatório de Cajazeiras. Esperamos acumular mais água em nossos reservatórios”, finalizou.

Fonte: Piauí em Foco
Mais sobre: