Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Barão de Gurgueia e Henry Wall terão corredor exclusivo para ônibus

Denominado 'Corredor Barão', faixa terá cinco quilômetros de extensão.

20/04/2015 06:57

Teresina deverá ganhar, em breve, os primeiros corredores exclusivos para ônibus. As obras serão construídas nas avenidas Barão de Gurgueia e Henry Wall de Carvalho, ambas na zona Sul da cidade. A licitação para a escolha da empresa que irá elaborar o projeto executivo está em fase final e o prefeito Firmino Filho deverá assinar a autorização para o início dos trabalhos assim que o processo licitatório for concluído.

Denominado “Corredor Barão”, o corredor exclusivo terá cinco quilômetros e meio de extensão. A ideia é garantir uma maior agilidade no transporte público da capital. O corredor permitirá o acesso somente dos ônibus, que não terão que disputar espaços com os carros e, dessa forma, poderão seguir com mais agilidade o percurso.

A obra está orçada em R$ 12.334.743,20, em recursos oriundos Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC). O corredor dará acesso ao Terminal de Integração do Parque Piauí, um dos primeiros a serem construídos pela Prefeitura, dentro do projeto de integração das linhas de ônibus da capital. O secretário executivo de Captação de Recursos e Monitoramento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), José João Braga, explica que a obra contempla ainda a construção de 18 estações de passageiros climatizadas, com total acessibilidade. “Com a construção do Corredor Barão, os ônibus passarão a trafegar ao lado do canteiro central das avenidas Barão de Gurgueia e Henry Wall, sem conflito com outros veículos”, pontua.

Ainda, de acordo com ele, em alguns trechos das avenidas, será necessário reduzir um pouco as calçadas, para que sejam acomodados, em cada lado das vias, o corredor exclusivo para ônibus e duas faixas para outros veículos. “Os usuários do transporte público serão os principais beneficiados, já que, com os corredores, haverá uma redução do tempo de percurso, além de maior segurança no embarque e desembarque dos passageiros”, observa.

Após a elaboração dos projetos executivos, a empresa que vencer a licitação terá 12 meses para concluir as obras. Atualmente, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) implantou faixas exclusivas para ônibus nas Avenidas Coelho de Resende, Campos Sales, Frei Serafim, Miguel Rosa, Barão de Gurgueia e Presidente Kennedy.

Por: Priscila Florêncio - Jornal O Dia
Mais sobre: