• Patrimônio 09/17
  • Unimed
  • assinatura jornal

Banda de pífanos se apresenta hoje no projeto Boca da Noite em Teresina

A partir do encontro de seis amigos universitários, nasceu a banda Caju Pinga Fogo, que iniciou suas apresentações em coletivos e movimentos culturais da cidade.

13/09/2017 11:51h

Nesta quarta-feira, a partir das 19h, a Banda de Pífanos "Caju Pinga Fogo" leva a cultura nordestina ao palco do Projeto Boca da Noite, no Espaço Osório Jr., no Club dos Diários. O show da banda, que mistura ritmos que valorizam as as manifestações culturais genuinamente nordestina. 

A partir do encontro de seis amigos universitários, nasceu o grupo - que iniciou suas apresentações em coletivos e movimentos culturais da cidade. Posteriormente, participou de um projeto com apresentações em Floriano e Teresina homenageando a cantora piauiense Maria da Inglaterra. 

Percebendo que a banda preenchia um espaço até então pouco explorado, os integrantes se profissionalizaram para levar o projeto à frente. Nas apresentações, os ritmos são bem caraterísticos da cultura popular nordestina, como baião, xote, reisado, maracatu, ciranda, trazidos na versatilidade do pífano. Além disso, mistura elementos teatrais e de dança, com um repertório de músicas autorais e de cantores como Alceu Valença e Luiz Gonzaga. 

Os músicos prepararam um repertório especial para a apresentação de hoje, com músicas de grandes bandas e compositores piauienses de várias gerações, como Zé Rodrigues, Narguilé Hidromecânico, Hugo dos Santos, Êita Piula, Vagner Ribeiro e Valor de PI. 

O Projeto Boca da Noite é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura – Secult. Este ano, além de Teresina, as cidades de Parnaíba, Piripiri, União, Floriano, Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente também foram contempladas com o projeto

Por: Marco Vilarinho

Deixe seu comentário