Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bancários fazem mobilização contra a privatização da Caixa Econômica

Mobilização é contra um anúncio feito pela presidente Dilma que pretendia abrir em torno de 20% das ações da caixa para a bolsa de valores.

27/02/2015 11:34

Em alusão ao Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% pública, o Sindicato dos Bancários do Piauí realizou, durante a manhã desta sexta-feira (27), uma paralisação em frente à Caixa Econômica Federal localizada na Rua Areolino de Abreu, Centro de Teresina. A categoria se reuniu, em um movimento nacional e que mobilizou todas as unidades e empregados do banco do Brasil, contra a privatização do banco.

Fotos: Marcela Pachêco

O vice-presidente do Sindicato, João Sales, explicou que a mobilização dos bancários é contra um anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff, ainda em dezembro do ano passado, que pretendia abrir em torno de 20% das ações da Caixa para a Bolsa de Valores, o que, para os bancários, representa o caminho da privatização.

“Um banco como a Caixa Econômica Federal que tem uma missão de financiar as políticas públicas, não pode ser privatizado, e isso não pode, porque a Caixa financia o saneamento básico, Luz Para Todos, Minha Casa Minha Vida, moradia, Bolsa Família, entre outros. Então, tirar a Caixa desse setor é muito perigoso e o povo brasileiro poderá perder muito com isso”, disse.

João Sales salientou que nas próximas semanas serão feitas novas manifestações, coordenadas a nível nacional. Entretanto, é esperado fazer uma visita à Diretoria da Caixa Econômica Federal e também está sendo feita reuniões com parlamentares para que seja criada uma frente parlamentar contra a privatização da Caixa.

“Essa nossa paralisação está sendo feita no sentido de manifestação, não de parar o atendimento das agências. Uma parcela dos bancários estão reivindicando conosco e outros estão dentro das agências realizando suas funções, de forma que não prejudique o atendimento à população de forma alguma”, frisou.

O vice-presidente pontuou que a única forma de evitar qualquer agressão ao patrimônio da Caixa Econômica Federal ou a tentativa de privatização, é através da união de todos os servidores. “Vamos sim participar dessa luta e não vamos permitir que isso [privatização] venha a acontecer”, finalizou João Sales.

Após a concentração em frente à Caixa da Areolino de Abreu, a categoria seguiu em caminhada até a Caixa Econômica

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: