Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Balão de transmissão de internet cai no interior do Piauí

Equipamento caiu por volta das 18h, próximo à cidade de São João da Serra.

06/04/2017 07:48

Um balão para distribuição de internet, da empresa Alphabet (ligada ao Google) caiu durante o início da noite de ontem (5), a 30 km da São João da Serra, nas proximidades da localidade Cajueiro.

A princípio a queda do equipamento criou boatos de que seria uma aeronave. A notícia correu as redes sociais rapidamente durante a noite ontem. Quase duas horas depois da queda, a Polícia Militar conseguiu transmitir informações que davam conta do que realmente se tratava: um balão de transmissão de internet.

Equipamento carregado pelo balão que caiu no interior do Piauí (Foto: Divulgação/ PM)

O balão é um dos equipamentos do Projeto Loon, uma iniciativa da X, uma empresa da holding Alphabet, para distribuir internet em locais distantes dos centros urbanos sem a necessidade de redes de telefonia. Os balões voam a uma altura de aproximadamente 20 km e não têm controle de direção: apenas se deslocam levados pelas correntes de ar. O equipamento transmite sinal 4G, e permite levar o sinal de redes de telefonia a locais inóspitos.

Tanto que o balão caiu em um local de difícil acesso. O major Etevaldo, comandante da Polícia Militar de Campo Maior, comentou que as viaturas tiveram grande dificuldade para chegar ao local da queda, uma região de serra completamente desabitada. A queda do balão não provocou nenhum prejuízo material, nem gerou incêndio.

(Foto: Divulgação/ Google)

“Como é um local isolado, não houve danos a pessoas. O sistema ficou no chão, e parece intacto. Mas para a população foi assustador, as pessoas do interior não estão acostumadas com esse tipo de coisa. É algo que assusta, não sabiam o que era”, disse o major.

Assista ao vídeo explicativo sobre o Projeto Loon:


Em nota, o Projeto Loon informou que após uma rotina de pesquisa e testes de voo, coordenados com o controle de tráfego aéreo local, o gerenciamento da descida do balão foi feito de forma segura e lenta na cidade São João da Serra. "Uma equipe de resgate treinada já está a caminho para trazer o balão de volta para nossos laboratórios na Califórnia, onde nossos engenheiros poderão pesquisar mais sobre o seu voo", informou a assessoria. O objetivo do projeto é transmitir acesso à Internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas ao redor do mundo.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: