Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ato de aprovados em concurso incomoda em solenidade de posse no Karnak

Manifestantes exigem convocação imediata dos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros.

06/03/2015 12:31

Os aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros aproveitam a solenidade de posse dos novos secretários para fazer uma manifestação em frente ao Karnak. Com um carro de som, eles  gritam palavras de ordem e pedem a urgente convocação dos aprovados. O barulho, em alguns momentos, chega a atrapalhar as solenidades que acontecem no salão nobre. Os portões foram fechados para evitar a entrada dos manifestantes.

O resultado do concurso do Corpo de Bombeiros foi publicado no diário oficial no dia 24 de outubro do ano passado. A partir dessa data, os aprovados têm o prazo de dois anos para serem convocados, mas, no caso do corpo de bombeiros, eles têm que passar por um curso de formação com duração de oito meses. “O curso de formação faz parte do concurso, ou seja, se não formos chamados logo, o prazo se encerrará”, conta o manifestante Jarlan Xavier.

Para Jarlan, o Corpo de Bombeiros está sendo desprezado pelo Governo do Estado. “Já foram chamados professores, policiais militares e civis, nutricionistas e o Corpo de Bombeiros é esquecido, sendo que o primeiro concurso que aconteceu em 2014 foi o nosso”, declara. Ele completa dizendo que essa atitude é uma falta de prestígio com a corporação.

Os manifestantes exigem uma audiência com o governador, como uma forma de garantia para a imediata convocação.

Em seu discurso na solenidade, Wellington Dias declarou que o seu governo começou em meio a uma crise e que muitas manifestações ainda iriam ocorrer, fazendo referência ao ato dos concursados do corpo de bombeiros. "Nós vamos chamar concursados, mas com responsabilidade para conseguirmos manter o pagamento dos que já estão no cargo", afirmou o governador.

Em abril, o governo irá fazer um balanço da situação da folha de pagamento e a partir daí novas medidas serão tomadas em relação aos servidores do estado.

Wellington Dias empossa novos secretários

Na solenidade foram empossados sete secretários de Estado da atual gestão do governo. Confira a lista:

  • Jannaína Marques - Secretaria de Estado de Infraestrutura
  • Nerinho – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet)
  • Fábio Xavier - Secretaria de Estado das Cidades
  • Francisco Limma - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR)
  • Luís Coelho - Secretaria de Estado de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis
  • Hélio Isaías - Secretaria de Estado da Defesa Civil
  • Gessivaldo Isaías - Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre).

Na solenidade de posse, a nova secretária de Infraestrutura, Jannaína Marques, foi escolhida para falar em nome de todos os secretários. Para sua pasta, ela afirmou que a prioridade será retomar as obras paradas. "Somente na Seinfra temos 100 obras importantes paradas. Infelizmente, o motivo para essa situação foi a falta de gestão. Vamos recuperar os investimentos que já estão mantidos, chamar os construtores e negociar", disse.

Na ocasião, o pastor Gessivaldo Isaías fez uma oração e pediu ajuda a Deus, em nome de todos os secretários.

Fotos: Marcela Pacheco/ODIA

Por: Maria Luiza Moreira (estagiária) e Nayara Felizardo
Mais sobre: